Formaggio promete pão de queijo com 40% de queijo na receita

Um pão de queijo tipicamente mineiro voltado, especialmente, para quem mora fora de Minas Gerais. Essa é a proposta da Formaggio Mineiro, que atua no segmento de alimentação, com a fabricação desta famosa iguaria no melhor estilo gourmet. Fundada em 2010, já com o objetivo de carregar os produtos e o nome de Minas Gerais para além das fronteiras do Estado, a empresa passa, neste momento, de pequena para média empresa, tamanho sucesso dos produtos Brasil afora.
De acordo com o sócio-proprietário da Formaggio, Marcello Lage, os produtos da marca já são encontrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, além de alguns estados do Norte e do Nordeste. Os produtos vão de pão de queijo a sorvete, passando por waffle de pão de queijo e chipa. Os sabores são os mais diversos (e inusitados) possíveis.
Tem pão de queijo de gorgonzola, multigrãos, de chocolate e goiabada, por exemplo. “Nosso grande diferencial sempre foi não abrir mão da qualidade e quantidade de queijo na receita. Os sabores diferentes também são um sucesso. O pão de queijo de chocolate é um deles, porque tanto o chocolate quanto o queijo parmesão possuem sabor umami – que é o quinto gosto básico do paladar humano. As pessoas estranham em um primeiro momento, mas depois que provam, vira o preferido”, garante.
Loja própria e food service
A presença em grande parte do País se dá por meio de cerca de 670 revendedores, ou seja, no segmento de food service para comercialização em empórios, supermercados, lanchonetes e afins. Mas a marca também conta com 12 lojas próprias, todas em São Paulo. Estas, o empresário considera como varejo, já que é quando os itens chegam diretamente ao consumidor final.
Além dos pães de queijo, os pontos também comercializam outros itens com referências e peculiaridades, como pão sem glúten (único do mercado sem goma xantana), doce de leite, goiabada, manteigas inusitadas com sabores de laranja, figo e frutas vermelhas, azeite de lavanda, etc.
As revendas representam cerca de 60% do faturamento do negócio, já as lojas próprias, 40%. E os negócios estão em plena expansão. Para se ter uma ideia, enquanto em setembro do ano passado o volume produzido estava em cerca de 19 toneladas por mês, hoje saltou para 27 toneladas mensais. Em faturamento, isso significa um avanço de 80% de lá para cá. Dessa forma, a expectativa é encerrar 2023 com crescimento na casa dos três dígitos.
“Trouxemos um sócio-investidor para o negócio, por meio da aquisição de uma fatia de 5% da empresa, alguém que já olhava para a Formaggio com interesse. Esse movimento foi importante para ganharmos o fôlego necessário para o crescimento almejado e devemos terminar o ano com a produção de 35 toneladas/mês”, revela.
Já o crescimento na casa dos três dígitos, caso se confirme, representará o retorno aos patamares pré-pandemia. Segundo Lage, no período da crise sanitária a empresa cresceu menos, em torno de 50%. E agora, com tamanha infraestrutura e ampliação dos mercados, a empresa começa a chegar a outro patamar.
Receita do pão de queijo é a receita de sucesso da marca
A receita de tanto sucesso, de acordo com o empresário, está, justamente, na receita. Conforme ele, enquanto a maioria das marcas tradicionais e conhecidas de pão de queijo Minas Gerais e Brasil afora trabalham com percentual mínimo de queijo na fórmula – variando de 2% a 6% e os líderes de mercado chegando no máximo a 10% – a Formaggio não abre mão que seus pães tenham 40% do produto que deu origem à iguaria.
“Não colocamos nenhum químico. É um produto diferenciado e exclusivo, com 40% de queijo. Isso eleva o custo e, logicamente, o preço, que é 80% maior que a média do mercado. Porém, é a receita original. É o verdadeiro pão de queijo”, ressalta.
E a ausência da marca em Minas Gerais se explica pelo mesmo motivo. Conforme Lage, o mineiro e o belo-horizontino se acostumaram com os pães de queijo que encontram nos supermercados e, neste caso, não valorizam um produto com tíquete maior, mesmo que essa tenha uma qualidade igualmente superior.
“Todo mineiro diz que tem uma receita de pão de queijo da família. Mas são poucos os que a reproduzem. A Forno de Minas criou algo maravilhoso que foi a possibilidade de termos o pão de queijo pronto no freezer. Só que isso aconteceu há muitos anos e, com o passar do tempo, as massas dos congelados foram perdendo a qualidade e marcas ficam repetindo e brigando por preço no mercado. Na Formaggio não brigamos por preço. Visamos a experiência de consumo”, garante.
MM2032
Por fim, o empresário destaca que ele e a sócia buscam construir uma empresa para as próximas gerações e, desde 2019, a empresa passou a considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todas suas ações.
Assim, a atuação da empresa se alinha aos preceitos do Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global -, liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO. A iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos ODS.
Entre as práticas estão o ODS 3 – Promover a Saúde e Bem-estar: ao oferecer pães de queijo feitos com ingredientes de verdade e sem o uso de produtos químicos; ODS 5 – Igualdade de gênero e empoderamento feminino: com uma equipe formada por 76% de mulheres, que ocupam 75% dos cargos de liderança, além de 30% de funcionários LGBT+.
ODS 6 – Água potável e saneamento: as fontes de água potável ficam ligadas durante o período noturno para uso de moradores de rua; ODS 7 – Energia limpa e acessível: painéis fotovoltaicos em uma das lojas e futura instalação de outros naquelas em que seja possível a geração de energia suficiente; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: produtos feitos em pequenas comunidades por produtores rurais de baixa renda. Há também a redução gradativa do uso de embalagens plásticas.
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