Fórum propõe oportunidades de negócios entre Brasil e China

Promover debates que viabilizem oportunidades de negócios entre Brasil e China foi a principal pauta do Brazil China Business Forum, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) na cidade de Shangai, nessa terça-feira (7). O evento integra a programação oficial da Missão China, que enviou uma comitiva composta por 180 participantes do Estado e mais de 100 empresas mineiras e que ficam no país asiático até o dia 12 de novembro.
A programação do fórum contou com quatro painéis que discutiram temas relevantes para os setores industrial, econômico e social, como transição energética, economia de baixo carbono, sustentabilidade, transformação digital, neoindustrialização. O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou a importância do evento para a sinergia econômica entre Minas Gerais e a China. “Grandes empresas vêm fazendo um trabalho bilateral com a China e outras vieram para o país asiático com a missão de abrir um canal de diálogo e de negócios. As relações comerciais entre o estado e a China apresentam números importantes. Anualmente, o comércio movimenta US$20 bilhões – cerca de R$100 milhões. Os chineses compram, principalmente, minérios e soja vindos de Minas, além de outros itens como carne bovina e de aves, açúcar, cobre e celulose”, comentou.
O líder empresarial lembrou que a China é um dos principais parceiros comerciais tanto do Brasil como de Minas e reforçou ainda a relevância do fórum para o estreitamento e ampliação das relações entre os dois países. “O intuito é apresentar as características e diferenciais dos negócios realizados no Brasil e das suas indústrias e, com isso, oportunizar investimentos para Minas Gerais. Brasil e China já são grandes parceiros de negócios, mas podem ser criadas mais pontes entre os dois e o BCBF é uma oportunidade única para networking e imersão em um ambiente de tecnologia e inovação”, reforçou Roscoe.
A abertura do Brazil China Business Forum contou também com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do cônsul-geral do Brasil em Shanghai, Augusto Pestana e do embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Conheça os temas debatidos durante o fórum
“Minas Gerais, estado para se investir”,
Com participações de Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marcelo Aro, secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Denilson Laudares Rodrigues, fundador e diretor Comercial da Celer Biotecnologia.
“Transição energética, economia de baixo carbono e energia renovável: desafios e oportunidades”,
Que contou com moderação de João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas, e participações de Rodrigo Alvarenga Vilela, CEO Samarco, Marcello Von Schneider, diretor institucional & ESG, BYD, e Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da Vale.
“Nióbio, Lítio e Silício: a contribuição dos minerais estratégicos para eletrificação, sustentabilidade, transformação digital e urbanização”,
Conduzido por Henry Osvald, presidente Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Tecnologia (BRACHAM). Os debatedores foram Jefferson Fonseca Vieira, Head da CBMM China, Roy Zhang, diretor de investimentos da Ganfeng, Ana Cristina Cabral Gardner, CEO da Sigma Lithium, e Thiago Toscano, presidente da Codemge.
“Tecnologia e Inovação impulsionando a Neoindustrialização”,
Moderado pelo presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, contou com as contribuições de Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, e Pedro Moraes, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
Ouça a rádio de Minas