Negócios

Mineira Framework Digital projeta faturamento de R$ 110 milhões e crescimento no mercado

A empresa mineira também adquiriu recentemente a Rethink, visando uma expansão para o mercado paulista, além de firmar uma parceria com a Horizontes Hub, da Unimed-BH
Mineira Framework Digital projeta faturamento de R$ 110 milhões e crescimento no mercado
Foto: Divulgação Framework Digital

A empresa mineira Framework Digital projeta atingir um faturamento de R$ 110 milhões neste ano. Esse valor é 13,4% maior do que os R$ 97 milhões registrados em 2024. Recentemente, ela adquiriu a consultoria Rethink com o objetivo de expandir para o mercado de São Paulo e se tornar uma das cinco maiores empresas do setor de transformação digital no Brasil.

A Framework apresentou um crescimento de 250% no faturamento ao longo dos últimos três anos e tem se consolidado como um dos principais players no mercado nacional. O vice-presidente de estratégia da Framework, André Dib, destaca que a empresa possui um portfólio de clientes segmentado, com foco em grandes companhias.

“O nosso foco é desenvolver softwares para grandes marcas. Nós trabalhamos com alto volume de serviços e poucos clientes na base, mas, geralmente, somos o maior fornecedor de tecnologia dessas empresas com as quais atuamos”, diz.

Ele esclarece que a estimativa de faturamento definida pela empresa para 2025 está baseada na lista de novos clientes que entraram no portfólio no ano anterior e nos contratos a serem executados neste exercício. Além disso, a Framework  tem se especializado em ferramentas de inteligência artificial (IA).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Aquisição da Rethink e expansão no mercado de São Paulo

A previsão de faturamento da Rethink para este ano, segundo o empresário, é de R$ 40 milhões. O que representa um total de R$ 150 milhões para 2025, considerando o desempenho das duas empresas somadas. Para o próximo ano, o objetivo é alcançar cerca de R$ 200 milhões.

Dib explica que a aquisição foi feita com o objetivo de complementar o portfólio de serviços oferecidos pela empresa, uma vez que a marca está mais voltada para o segmento de design e estratégias digitais. Além disso, a empresa adquirida, que passa a ser chamada de “Rethink by Framework”, possui muitos clientes no mercado paulista, contribuindo para a expansão da Framework  no mercado nacional.

De acordo com vice-presidente de estratégia, este é o início de uma fase de crescimento inorgânico que inclui aquisições estratégicas no mercado. “Nós chegamos a um tamanho em que o crescimento orgânico não funciona ou fica mais difícil. A compra da Rethink foi o nosso primeiro M&A”, completa.

Sede da Framework Digital.
Foto: Divulgação Framework Digital

O CEO da Framework Digital, Leonardo Barros, pontua que a empresa possui alguns objetivos de crescimento e que a sinergia entre as duas empresas será essencial para consolidar os planos para o futuro. “Com essa união, estamos ainda mais preparados para sermos um parceiro cada vez mais estratégico e evoluir a operação de marcas nacionais e internacionais”, afirma.

A iniciativa também contribuiu para a ampliação do quadro de colaboradores da empresa, que passou de 500 para aproximadamente 700 funcionários distribuídos por diferentes regiões do Brasil. O vice-presidente de estratégia esclarece que a Framework Digital já está bem integrada com o modelo de trabalho home office, contando com alguns desenvolvedores até na Inglaterra.

Quanto às operações físicas, ambas possuem sedes em Belo Horizonte, que devem ser concentradas em apenas um espaço na Capital. A empresa também planeja inaugurar uma nova sede em São Paulo visando a expansão estratégica no estado vizinho. “O nosso foco para este ano é realizar a integração das empresas, com uma única sede e um único modo de operar”, acrescenta.

Essa unificação visa facilitar as operações e possibilitar novas aquisições principalmente de empresas com diferentes serviços e com atuação no mercado paulista. O empresário explica que a expansão do portfólio de clientes em São Paulo é o grande objetivo até o momento. No entanto, a internacionalização da empresa também é algo previsto para os próximos anos.

“A internacionalização é algo para o próximo ano ou para 2027, com a Framework tendo bases fortes no Brasil, mas já estando preparada para sair para outros países. Já temos um cliente em Londres, mas sem uma operação robusta que inclua sede e diretores fora do país. Esse será o próximo passo para conquistar ainda mais espaço”, completa.

De acordo com Dib, o mercado de tecnologia vem passando por uma forte mudança principalmente quanto à forma de fazer negócios atualmente. No entanto, ele destaca que toda quebra de paradigma, como os impactos gerados pela inteligência artificial, proporcionam grandes oportunidades.

“Esperamos estar bem posicionados para seguir sendo uma empresa inovadora e poder se adequar a essa nova realidade, incluindo inteligência artificial em todos os processos”, completa.

André Dib, vice-presidente de estratégia da Framework Digital.
André Dib, VP de estratégia da Framework | Foto: Divulgação Framework Digital

Reestruturação e parceria com Unimed-BH

A mineira Framework também está passando por um processo de reestruturação na liderança, que inclui o retorno do cofundador Leonardo Barros, ocupando o cargo de CEO da empresa. Barros destaca que essa movimentação está bem alinhada com os planos da empresa para este ano. Já André Dib passa a ocupar uma posição de solução com o cliente final.

A empresa especializada em transformação digital ainda firmou, recentemente, uma parceria com a Unimed-BH envolvendo o recém-lançado espaço físico do hub de inovação em saúde Horizontes Hub. O espaço de inovação promete ser referência no desenvolvimento de soluções digitais para a área da saúde.

Dib destaca que a maioria dos softwares utilizados pelos clientes da cooperativa de saúde são desenvolvidos pela Framework Digital. Ele ainda relata que a realidade da empresa já é pautada por inovações como a inteligência artificial.

“Agora, vamos compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos para evoluir as operações das empresas envolvidas no hub e continuar fortalecendo a tecnologia no segmento de saúde, para que ele acompanhe as demandas do futuro”, afirma.

A Framework foi a primeira residente do novo espaço, com atuação voltada para o desenvolvimento de soluções digitais para o setor de saúde. “Fomos o primeiro parceiro residente do Horizontes Hub. Nós temos um espaço dentro da Unimed-BH, como se fosse uma sede da empresa, para ‘respirar’ inovação e levar toda nossa expertise para o mercado de saúde”, relata.

O dirigente reforça que a Framework será a responsável por todo trabalho de transformação digital dos produtos que serão criados no hub, chegando a ocupar uma cadeira no conselho. “Isso fortalece ainda mais a parceria que a Framework possui com a Unimed-BH e a nossa expectativa é muito grande para os próximos dois anos, fazendo a diferença e levando inovação para a saúde”, declara.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas