Franccino Móveis inaugura loja em BH

A Franccino Móveis, empresa mineira que concentra sua produção na cidade de Cláudio, região Centro-Oeste do Estado, inaugurou recentemente sua segunda unidade em Belo Horizonte, dedicada a interiores. A linha Casa da marca foi alocada ao lado da unidade de exteriores, que concentra a linha Giardini, no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da Capital. O empreendimento demandou cerca de R$ 1,2 milhão e deve contribuir para aumentar o faturamento da empresa entre 10% a 20%. O projeto arquitetônico da nova loja-conceito da Capital é assinado pelo arquiteto David Guerra.
Embora tenha o DNA mineiro, a empresa teve início em 2000 com um showroom em São Paulo, que precedeu a abertura da própria fábrica em Cláudio. Hoje, a cidade mineira sedia o complexo industrial da marca, com cinco unidades de fabricação, cada uma especializada em um tipo de material, além do centro de distribuição. Também na cidade está o Estúdio Franccino, coordenado pela arquiteta Tatiana Santos, e que conta com oito designers. O espaço é destinado a criação dos produtos, peças exclusivas mesclando materiais desde a marcenaria maciça até o alumínio.
Já os fornecedores estão em todo o País e também no exterior, já que a empresa busca por materiais de alta qualidade para fabricar os seus produtos.
“Trabalhamos com produtos personalizados. 90% do nosso público é formado por arquitetos e decoradores e para atender as personalizações deste mercado, utilizamos o que há de melhor em matéria-prima, buscando soluções e acabamentos, algumas vezes, importados, como ferragens, tintas, lâminas, texturas, espumas, tecidos, vidro etc”, conta um dos sócios-fundadores, Adriano Franccino.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Com cerca de 2 mil produtos em seu catálogo, a empresa também tem quatro unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, além de revendedores em Curitiba, Brasília, Vitória e Goiânia. A previsão é expandir a marca para outros cinco Estados até 2020 e abrir um showroom em Miami até o ano de 2022.
A empresa gera cerca de 320 empregos diretos no País. Parte do investimento para a abertura de novas lojas também é aplicada nas fábricas para reforçar a produção. “A cada unidade que a gente abre, acabamos voltando investimentos para a fábrica, até para atender a demanda. Estes investimentos são aplicados em tecnologia e equipamentos”, explica Franccino.
De fora para dentro – A primeira década da empresa foi marcada pela produção exclusiva de móveis para a parte externa de residências e empreendimentos. “Até então o mobiliário era pensado para as áreas externas, então, produzíamos muitos móveis em alumínio, fibra e madeira. Mas com o crescimento da demanda e solicitações dos profissionais e clientes, decidimos ampliar a linha entrando também nos interiores, com estofados e móveis complementares”, conta Adriano Franccino.
Em 2010, a primeira unidade especializada em interiores foi instalada em São Paulo. Ali também, em 2017, foi aberta uma loja que unia as duas linhas e oferecia o mix completo.
“Faltava então BH. Apesar de sermos uma empresa de Minas, acabamos ficando um período em São Paulo, então viabilizamos essa loja-conceito na Capital para contemplar todo o mix de produtos. E além disso, essa unidade de BH será a primeira a receber todos os lançamentos da fábrica, e onde iremos receber também os revendedores de outros Estados. Será um showroom de varejo e atacado”, conclui Franccino.
Ouça a rádio de Minas