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Franquia de artesanato negocia entrada na Capital

Franquia de artesanato negocia entrada na Capital
Cordão: pretendemos abrir pelo menos 30 lojas em todo o País; em 2020, foram apenas duas | Crédito: Divulgação

Em tempos de pandemia, as pessoas estão buscando opções para se distrair. Uma delas é o artesanato, com atividades manuais como tricô, crochê, tecelagem, cerâmica, bordado, entre outros.

Especialistas alertam, inclusive, sobre a contribuição que esse tipo de trabalho pode dar ao cuidado com a saúde mental.

É neste contexto que a Center Panos, maior rede de franquias de artesanato do País, que funciona como uma espécie de “shopping center do artesão”, vem crescendo vertiginosamente nos últimos meses e planeja forte expansão no número de unidades para este exercício.

Com três lojas em Minas Gerais – Uberlândia (Triângulo), Guaxupé (Sul) e Juiz de Fora (Zona da Mata) -, a rede já negocia a entrada em Belo Horizonte e tem interesse de ingressar também nos mercados de Contagem, Betim e Ribeirão das Neves (os três na RMBH), Montes Claros (Norte) e outras cidades do Triângulo, como Uberaba, Patos de Minas e Araguari. 

Quem revela é o sócio fundador da Center Panos, Ronaldo Cordão, que largou a carreira de executivo para vender panos de chão há cerca de 20 anos e montou a empresa.

“No franchising temos três diferentes modelos de negócios, de acordo com o tamanho das cidades. Pela extensão territorial de Minas temos muitas oportunidades e espaço para crescer. No País, temos 44 lojas montadas e mais quatro em andamento. A maior parte na Região Metropolitana de Campinas e São Paulo”, enumerou.

Ainda segundo o empresário, o interesse dos mineiros por franquias, somado ao empreendedorismo no artesanato, leva a conclusão de que a rede de franquias faria diferença para muitas pessoas em Minas. Para se ter uma ideia, um estudo da Goakira Consultoria de 2019 mostrou que naquele ano, Belo Horizonte foi eleita a terceira melhor cidade do Brasil para se abrir lojas do tipo.

“Sem contar que, historicamente, o povo mineiro possui uma forte relação com o empreendedorismo no artesanato. E não existe uma rede de franquias com uma estrutura sólida que atue de maneira setorial no Estado. A Center Panos viria para somar ao público mineiro, pois oferece material de primeira qualidade e uma gama diversa de produtos a partir de franquias de artesanato”, ressaltou.

Expansão

Apenas neste exercício, a rede pretende abrir pelo menos 30 lojas em todo o País. No ano passado, em virtude da crise econômica e dos fechamentos do comércio em todas as regiões, foram criadas apenas duas e estruturadas outras quatro. Já em 2019, o número chegou a 42. 

Em termos de desempenho, em 2020 a empresa aumentou em mais de 50% o faturamento sobre o exercício anterior. Tamanho incremento ocorreu, justamente, pela maior procura por produtos como tecidos, linhas, tintas e madeiras.

O artesanato veio como uma ajuda à saúde mental das pessoas, além de servir como renda extra ou solução para quem perdeu o emprego nos últimos meses. E nós acabamos surfando na onda. Não gostaríamos que fosse desta maneira, mas acreditamos que há também um apelo social”, explicou.

Para este ano, as expectativas e planejamento ainda são incertos. De acordo com Cordão, embora janeiro e fevereiro tenham sido bons, a nova onda de casos que se espalhou pelo Brasil, acarretando em novos fechamentos das atividades comerciais, voltou a afetar os negócios.

Mas a empresa segue trabalhando fortemente no ambiente digital, criando alternativas para a matéria-prima chegar ao consumidor final.

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