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Franquia de gelatos celebra 200ª unidade com inauguração em BH

Das 58 operações negociadas para 2025, pelo menos duas serão em Uberlândia, no Triângulo
Franquia de gelatos celebra 200ª unidade com inauguração em BH
A rede deve fechar este ano com 320 contratos assinados e 250 lojas ativas; unidade de número 200 foi aberta recentemente em Belo Horizonte | Foto: Divulgação Borelli

Pronta para aplacar o calorão típico de um país tropical, o plano da franquia de gelatos Borelli é alcançar a marca de 420 unidades em funcionamento até o fim de 2026. Para isso, a rede deve fechar este ano com 320 contratos assinados e 250 lojas ativas. Deste total, 14 estão em Minas Gerais.

Das 58 operações negociadas até o momento para 2025, pelo menos duas serão em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ainda no primeiro semestre; uma em Patos de Minas, no Alto Paranaíba; e outra em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As unidades se somam à recém-inaugurada loja do DiamondMall, no bairro Lourdes (região Centro–Sul), na Capital. A unidade foi celebrada como a loja de número 200 da rede. No ano passado foram 81 inaugurações no Brasil.

De acordo com o CEO da Borelli, Tony Miranda, Minas é um estado-chave para a expansão da rede. “Com a inauguração no Diamond, chegamos a cinco unidades em Belo Horizonte e há espaço para crescer tanto na Capital como no interior do Estado. Nesse momento focamos em cidades com mais de 100 mil habitantes. O investimento médio é de R$ 800 mil e podemos ter unidades tanto em shoppings como na rua”, explica Miranda.

O apetite da empresa por expansão está baseado no gosto do brasileiro pelo produto. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do setor de sorvetes (Abis), existem no País mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$ 14 bilhões por ano (dados de 2022). Naquele ano elas eram responsáveis por cerca de 100 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos. 

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E segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o consumo médio anual de picolé no Brasil é de 3,19 litros por pessoa, ou cerca de 45 unidades por ano. Já o sorvete de massa registra um consumo médio de 5,94 litros por ano. Considerando todos os formatos, o consumo é de 9,1 litros de sorvete por ano. 

Entre os estados que mais consomem sorvetes, estão: São Paulo (20%), Minas Gerais (9,87%) e Rio de Janeiro (9,73%). Segundo o levantamento, o formato mais popular é o sorvete de massa, com 73,47% de preferência, seguido por picolé, com 13,20%, e soft (casquinhas de fast food), com 10,93%.

Franquia de gelatos tem mais de 90 sabores homologados

Sobre a Borelli, com mais de 90 sabores homologados, sendo de 16 a 24 sabores disponíveis nas vitrines das lojas, a franquia de gelatos abre espaço para opções sazonais e sabores locais. Os produtos são preparados diariamente nas unidades com insumos despachados de Ribeirão Preto (SP) em forma de pó, pasta ou solução aquosa, sem adição de conservantes, corantes e acidulantes. Para suportar o crescimento, a sede, recentemente, foi ampliada de 4 mil metros quadrados para 5,2 mil m2.

“O gelato tem menor teor de gordura e mais qualidade do que o sorvete. Os nossos insumos vão para os franqueados a partir da Casa do Sabor, em Ribeirão Preto. Homologamos sabores regionais e usamos os sazonais também para fazer a renovação das vitrines. O cliente sempre quer uma novidade, algo que ele ainda não experimentou. E seria muito triste não utilizarmos a diversidade de frutas e sabores que o Brasil nos oferece”, finaliza o CEO da marca.

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