Franquia de gelatos celebra 200ª unidade com inauguração em BH

Pronta para aplacar o calorão típico de um país tropical, o plano da franquia de gelatos Borelli é alcançar a marca de 420 unidades em funcionamento até o fim de 2026. Para isso, a rede deve fechar este ano com 320 contratos assinados e 250 lojas ativas. Deste total, 14 estão em Minas Gerais.
Das 58 operações negociadas até o momento para 2025, pelo menos duas serão em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ainda no primeiro semestre; uma em Patos de Minas, no Alto Paranaíba; e outra em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As unidades se somam à recém-inaugurada loja do DiamondMall, no bairro Lourdes (região Centro–Sul), na Capital. A unidade foi celebrada como a loja de número 200 da rede. No ano passado foram 81 inaugurações no Brasil.
De acordo com o CEO da Borelli, Tony Miranda, Minas é um estado-chave para a expansão da rede. “Com a inauguração no Diamond, chegamos a cinco unidades em Belo Horizonte e há espaço para crescer tanto na Capital como no interior do Estado. Nesse momento focamos em cidades com mais de 100 mil habitantes. O investimento médio é de R$ 800 mil e podemos ter unidades tanto em shoppings como na rua”, explica Miranda.
O apetite da empresa por expansão está baseado no gosto do brasileiro pelo produto. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do setor de sorvetes (Abis), existem no País mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$ 14 bilhões por ano (dados de 2022). Naquele ano elas eram responsáveis por cerca de 100 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos.
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E segundo a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o consumo médio anual de picolé no Brasil é de 3,19 litros por pessoa, ou cerca de 45 unidades por ano. Já o sorvete de massa registra um consumo médio de 5,94 litros por ano. Considerando todos os formatos, o consumo é de 9,1 litros de sorvete por ano.
Entre os estados que mais consomem sorvetes, estão: São Paulo (20%), Minas Gerais (9,87%) e Rio de Janeiro (9,73%). Segundo o levantamento, o formato mais popular é o sorvete de massa, com 73,47% de preferência, seguido por picolé, com 13,20%, e soft (casquinhas de fast food), com 10,93%.
Franquia de gelatos tem mais de 90 sabores homologados
Sobre a Borelli, com mais de 90 sabores homologados, sendo de 16 a 24 sabores disponíveis nas vitrines das lojas, a franquia de gelatos abre espaço para opções sazonais e sabores locais. Os produtos são preparados diariamente nas unidades com insumos despachados de Ribeirão Preto (SP) em forma de pó, pasta ou solução aquosa, sem adição de conservantes, corantes e acidulantes. Para suportar o crescimento, a sede, recentemente, foi ampliada de 4 mil metros quadrados para 5,2 mil m2.
“O gelato tem menor teor de gordura e mais qualidade do que o sorvete. Os nossos insumos vão para os franqueados a partir da Casa do Sabor, em Ribeirão Preto. Homologamos sabores regionais e usamos os sazonais também para fazer a renovação das vitrines. O cliente sempre quer uma novidade, algo que ele ainda não experimentou. E seria muito triste não utilizarmos a diversidade de frutas e sabores que o Brasil nos oferece”, finaliza o CEO da marca.
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