Negócios

Franquia GoldKo quer levar chocolates sem açúcar por todo o Brasil

Fundadora da Kopenhagen, Goldko cresce através do franchising; meta é abrir mais oito lojas ainda neste ano
Franquia GoldKo quer levar chocolates sem açúcar por todo o Brasil
A Goldko conta com a experiência da família que criou a marca Kopenhagen; à frente dos negócios estão Gregory, Paulo (centro) e Chantal Kopenhagen | Crédito: Divulgação / Goldko

Fundada em 2017, em Varginha, no Sul de Minas, a Goldko produz chocolates sem açúcar que são vendidos no varejo multimarcas em todo o Brasil. A marca de chocolates agora fortalece o seu plano de expansão por meio de franquias. Já são cinco unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além da loja própria em São Paulo (SP). A meta é abrir mais oito unidades ainda este ano.

Para tanto, a Goldko conta com a experiência quase centenária da família que criou a marca Kopenhagen. À frente da Goldko estão Paulo, Gregory e Chantal Kopenhagen Goldfinger, pai e filhos.

“O chocolate é um superalimento, faz bem e traz felicidade, mas a adição de açúcar acaba tirando os benefícios do produto. Hoje em dia, todo mundo está preocupado com a saúde. As pessoas começaram a ler os rótulos e a exigir alimentos mais íntegros e saudáveis. Ao mesmo tempo, porém, ninguém quer abrir mão do prazer. E o que a Goldko quer é que as pessoas possam gostar do produto sem sentir culpa. Criamos alimentos indulgentes, com bons insumos, garantindo a qualidade”, explica Chantal Goldfinger.

Para dar conta da expansão, a fábrica, com área de 5 mil metros quadrados e centro de distribuição (CD) climatizado, foi reformulada em 2023. A linha de produção é totalmente automatizada e capaz de produzir 100 toneladas por mês. O valor do investimento não foi divulgado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O lançamento do plano de franquias compõe a estratégia omnichannel da marca de chocolates saudáveis, que continuará presente no varejo multimarcas e no comércio on-line.

A primeira unidade mineira foi aberta em fevereiro, em Varginha. As negociações já estão avançadas para abertura de uma unidade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No Brasil, as próximas inaugurações estão previstas para Brasília (DF) e João Pessoa (PB). O valor médio do investimento é de R$ 200 mil para abertura de uma loja que funciona como chocolateria e cafeteria.

“Em Varginha é uma franquia, não uma loja da fábrica. Estamos com conversa aberta em Uberlândia, mas ainda não definimos o ponto. Começamos o plano de expansão pelas capitais e principais cidades de cada estado. Minas oferece várias cidades com oportunidades muito boas. Nesse momento buscamos um parceiro em Belo Horizonte”, pontua.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), mostram o mercado brasileiro de chocolates em excelente momento. De janeiro a dezembro de 2023, houve crescimento de 6% na produção de chocolate no Brasil. Das 760 mil toneladas produzidas em 2022, o País saltou para 805 mil toneladas. O consumo per capita também aumentou no período. Passou de 3,6 kg por pessoa em 2022, para 3,9 kg em 2023.

O País exportou 43 mil toneladas do produto (contra 37 mil toneladas em 2022) e importou 20 mil toneladas. (contra 17 mil/t em 2022). Pelo segundo ano consecutivo, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) concedeu ao Brasil o certificado de país exportador de cacau 100% fino e de aroma.

“Temos um quiosque em Londrina (PR), mas neste momento escolhemos fazer a nossa expansão por lojas, que oferecem uma experiência de marca muito mais completa. O modelo de franquias nos permite ganhar escala para conseguir levar o nosso chocolate para o Brasil todo, tão grande e diverso. A escala é que vai nos permitir oferecer preços acessíveis, alcançando mais pessoas que vão descobrir que um produto sem açúcar pode dar tanto ou mais prazer que o chocolate tradicional. A Goldko é uma marca com potencial para a internacionalização, mas o nosso foco é no Brasil”, completa a cofundadora da Goldko, Chantal Kopenhagen Goldfinger.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas