Negócios

Franquia leva gastronomia mineira Brasil afora

Empório Coisas de Minas foi criada em 2013 e conta com 13 unidades distribuídas nos estados de São Paulo e Bahia
Franquia leva gastronomia mineira Brasil afora
Crédito: Divulgação

Um clima de fazenda, com café coado na hora no estilo tradicional mineiro, servido com um crocante biscoito assado no forno a lenha é o cartão de visitas da rede Empório Coisas de Minas (ECM). A franquia paulista oferece os clássicos da gastronomia do Estado para clientes de todo o Brasil.

De acordo com o sócio fundador da Empório Coisas de Minas, Juliano Lisa, criada em 2013, a rede conta com 13 unidades distribuídas nos estados de São Paulo e Bahia. A meta para o ano que vem são 20 unidades em funcionamento. Em novembro será aberta a primeira unidade em shopping center, em formato quiosque, em Salvador (BA).

“Queríamos montar algo que não tivesse em São Paulo, que fosse inovador, mas, ao mesmo tempo, que fizesse um resgate nostálgico. Quando íamos para a terra da minha esposa – Lilian Lisa -, em Muzambinho (Sul de Minas), voltávamos cheios de encomendas dos amigos. Aí resolvemos fazer disso um negócio. A primeira unidade tinha 25 metros quadrados. Fomos a primeira cafeteria de São Paulo a oferecer o café coado na mesa pelo próprio cliente. E a coisa começou a crescer. Tinha fila de espera para tomar café no fim de semana. Fizemos a primeira expansão no fim de 2015, indo para uma loja de 100 metros quadrados. A fila não diminuiu e passamos a franquear em 2017”, relembra Lilian Lisa. O investimento para a abertura de uma unidade gira entre R$ 350 mil e R$ 450 mil. O foco da expansão agora são as capitais.

Franquia entrega gastronomia de Minas em casa

Além dos icônicos pães de queijo com recheios em versões doces e salgadas, o cardápio é repleto de bolos caseiros feitos todos os dias, pamonhas doces e salgadas, canjicas, entre outras delícias. Nas sobremesas, destaque para o tenro pudim de leite servido na lata. Entre as opções de bebidas quentes, estão também duas opções de cappuccino: o Gourmet, com doce de leite e paçoca e o Dona Sinhá, com farofa de amendoim.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A franquia também oferece opções para levar para casa como doces e balas, cachaças, cafés, salames, pimentas, antepastos, compotas, geleias, manteigas, queijos, pamonhas, entre outros.

Desde 2020 os produtos podem ser entregues por meio de aplicativos de delivery.

“Além dos produtos da gastronomia de Minas permanentes, temos os sazonais, que podem variar com a estação ou as datas comemorativas, por exemplo. Na primavera lançamos bebidas geladas baseadas em sabores mineiros, no inverno, investimos em caldos”, pontua.

Para garantir o padrão em todas as unidades, a franquia só trabalha com fornecedores homologados e receitas próprias. A curadoria dos produtos é feita pelo casal, que não apenas avalia o sabor como também os atributos nutricionais e sanitários, e questões de legislação e formalização dos negócios. Para os pequenos produtores, a empresa presta, inclusive, um trabalho de consultoria.

“Temos duas centrais de consolidação, uma em Muzambinho, que atende os pequenos produtores, e outra em São Paulo. Trabalhamos sempre com os mesmos fornecedores. Auxiliamos os menores para que eles tenham condições legais de nos atender. Do lado dos franqueados, os consultores treinam e auditam as lojas para garantir o padrão”, completa o sócio fundador da Empório Coisas de Minas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas