Market4u planeja dobrar número de minimercados autônomos em Minas Gerais

A rede paranaense de minimercados autônomos Market4u espera dobrar o número de unidades em Minas Gerais até o final deste ano. A franquia possui mais de 2 mil lojas no Brasil, sendo 118 operações no Estado. O mercado mineiro é o quarto mais relevante para a marca e é considerado estratégico dentro do plano de expansão.
As informações são do diretor comercial da Market4u, Sandro Wuicik. Segundo ele, o crescimento da rede em Minas tem ocorrido de forma orgânica, por meio da procura de empresários interessados em se tornar franqueados da marca. Os esforços para o crescimento da rede no Estado devem se intensificar a partir do segundo semestre.
Atualmente, o negócio está presente em 13 cidades mineiras, com destaque para Belo Horizonte, que detém quase metade dos minimercados autônomos da marca presentes em Minas Gerais. Segundo Wuicik, as operações estão sob controle de 17 franqueados e a expectativa é dobrar a quantidade de franqueados e também o número de lojas até o fim de 2024.
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A empresa é a maior rede do segmento de honest market da América Latina, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), e está presente em 22 estados brasileiros. “Hoje, o Estado só fica abaixo de São Paulo, Paraná e do Rio Grande do Sul”, ressalta.
De acordo com o diretor comercial da Market4u, as unidades presentes em Minas Gerais têm apresentado resultados acima do esperado. E algumas cidades têm se destacado devido ao estilo de vida e ao tamanho da população. Dentre elas estão:
- Belo Horizonte;
- Contagem;
- Nova Lima;
- Betim;
- Uberlândia;
- Ipatinga;
- Juiz de Fora.
Wuicik conta que o perfil do público mineiro é formado por pessoas cada vez mais preocupadas em otimizar o tempo, evitando grandes deslocamentos para realizar pequenas compras. Segundo ele, este tipo de público está presente, principalmente, nas grandes cidades como Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Nova Lima – sendo essas quatro as mais representativas para a marca no Estado. “São cidades que se adaptam muito bem ao nosso modelo de negócio”, completa.
Ele ainda afirma que a empresa tem observado um potencial acima do esperado em Minas Gerais, com um perfil de consumo que se encaixa com o modelo de negócio da empresa. O diretor comercial também lembra que a Market4u chegou a fechar recentemente uma parceria com as construtoras mineiras MRV e Luggo, que prevê a implantação de unidades da marca em condomínios lançados dentro e fora do Estado. “Agora é direcionar esforços para que o negócio cresça na proporção que imaginamos”, declara.
Além dos condomínios, Wuicik também relata as oportunidades de negócios nos escritórios mineiros e empresas com mais de 100 funcionários. Ele explica que a demanda das empresas tem apresentado um crescimento exponencial, principalmente entre aquelas que atuam no modelo híbrido de trabalho. “Hoje as empresas têm que ter um diferencial para que seus funcionários se sintam bem dentro da empresa”, avalia.
Na visão do diretor comercial, o cenário tem permitido maior penetração da marca em cidades menores, que não possuem condomínios, mas contam com muitas empresas. “Por isso ampliamos nosso plano de expansão. Hoje não apenas temos condomínios com bom potencial, como também temos empresas que estão preocupadas em reter talentos”, afirma.

Sobre o negócio
A taxa de franquia cobrada pela Market4u é de R$ 50 mil, que dá direito a abertura de até cinco minimercados autônomos. E além do montante, o interessado também investe cerca de R$ 30 mil por loja inaugurada para aquisição de geladeiras, gôndolas, estoque e outros itens. Além disso, há uma taxa mensal de 6% de royalties.
O tempo médio de retorno do investimento é de 16 a 22 meses, já o faturamento das unidades varia dependendo da operação, podendo chegar a R$ 100 mil e o faturamento líquido gira em torno de 15% a 20% para o franqueado.
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