Franquia Pinta Mundi Tintas chega a Belo Horizonte

Poucas atividades econômicas no mundo tiveram o prazer de dizer que cresceram em 2020. Entre os agraciados está o setor da construção civil. No rastro das obras e reformas, as lojas de tintas também se beneficiaram. A rede Pinta Mundi Tintas, por exemplo, mais que dobrou o número de unidades. Das 18 lojas no início do ano passado, agora são 40 unidades. Os planos são de aceleração do crescimento em 2021.
De acordo com o CEO da Pinta Mundi, Nassim Katri, o faturamento cresceu 104,47% em 2020 sobre 2019. Presente em seis estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo) e com interesse em cidades acima de 40 mil habitantes do interior de São Paulo, Sul, Sudeste e Nordeste, a rede tem a meta de dobrar o número atual de unidades franqueadas até o final de 2021.
“O mercado de casa e construção está crescendo muito pela mudança de perfil de consumo do brasileiro. Com o confinamento mudou o valor que ele dá para a própria casa. Nossa comunicação foi para o ‘olha que legal pintar sua casa. Transformar seu ambiente e agregar valor ao seu lugar’. Já fazíamos isso desde 2019. Então, de certa forma, estávamos preparados para uma crise que ninguém imaginava que viria”, explica Katri.
Parte do sucesso da rede se explica também pelas estratégias adotadas ao longo da pandemia. Uma das primeiras foi a suspensão do pagamento de royalties pelos franqueados. Dessa forma eles tiveram mais fôlego para atravessar os períodos de fechamento do comércio em cada cidade.
A marca também apoiou os pintores, profissionais que são parceiros do negócio. Foi criado, em conjunto com a indústria de tintas Sherwin-Willians, uma campanha de valorização deste profissional.
“Não abrimos mão dos royalties a pedidos dos franqueados, foi espontâneo. Sabíamos que precisávamos fortalecê-los. Cada unidade da Pinta Mundi é o sonho de uma vida. Fortalecendo cada um, fortalecemos a rede”, pontua o franqueador.
Investimento médio – O investimento médio para a abertura de uma unidade padrão é de R$159 mil, sempre para unidades de rua. A operação inicial é simples e requer, além do franqueado, apenas um colaborador. O modelo de conversão de bandeira é permitido, porém o foco da empresa é lançar novos empreendedores no mercado e tornar os que já participam em franqueados multiunidades. Segundo o empresário, 80% dos atuais franqueados já manifestaram esse desejo.
A primeira unidade instalada em Minas está prevista para ser inaugurada em Belo Horizonte nos próximos dias. “Minas oferece muitas oportunidades pelo seu grande número de municípios e a região metropolitana é ainda mais importante sob esse aspecto que a própria Capital. Certamente será nosso segundo mercado, atrás apenas de São Paulo”, afirma.
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