Negócios

Franquia promete reverter multas de trânsito

Rede vai abrir 2ª operação em Minas
Franquia promete reverter multas de trânsito
Alvarenga: chegada a Minas é bastante comemorada pela empresa, já que o Estado tem a maior malha rodoviária do País | Crédito: Divulgação / Help Multas

Criada em 2016, no interior do Paraná, a Help Multas – com 55 unidades em operação e outras 16 negociadas – tem uma unidade em Belo Horizonte e se prepara para abrir uma operação em Uberlândia (Triângulo Mineiro), em 90 dias. A rede de franquias é especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A meta é atingir a marca de 100 unidades em 2024 e fechar o ano alcançando os R$ 22,5 milhões.

De acordo com o CEO da Help Multas, Roberson Alvarenga, a chegada ao território mineiro é natural e bastante comemorada pela empresa, já que o Estado tem a maior malha rodoviária do País.

Outros números também corroboram com a iniciativa. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota nacional foi de 45.029.257 em 2006, para 115.116.532 em 2022, um salto de 155,65% em 16 anos – na média, 4,3 milhões de veículos por ano. Os automóveis são a maioria, somando 60,5 milhões, seguido das motos com 25,7 milhões.

“Minas Gerais é um mercado muito importante pelo tamanho da população, a potência da economia e por ser o grande corredor de logística do Brasil, ligando o Sul ao Norte/Nordeste e o Centro-Oeste ao litoral do Sudeste. A meta inicial de 30 unidades diz respeito às cidades com mais de 100 mil habitantes. Mas acreditamos que podemos ter ainda mais unidades avaliando conjuntos de cidades que formem microrregiões com o perfil desejado”, explica Alvarenga.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os números do franchising braleiro mostram o segmento em alta. De acordo com o balanço de 2023 publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento “Serviços e outros serviços” cresceu 5,8% no número de operações e 9% em faturamento em comparação a 2022. 

Além das multas, a franquia oferece serviços como reciclagem de CNH, seguro de carro e parcelamento de pagamento de licenciamento de veículos. O papel do franqueado é captar clientes, reunir a documentação e enviar para a franqueadora, onde a petição será produzida.

Para ser franqueado, o candidato deve investir R$ 119 mil, em média, e ter um perfil operador.

“O nosso trabalho é ajudar o motorista a exercer o seu direito de defesa. O franqueado deve ter participação ativa no negócio. O franqueado capta o cliente, insere as informações no sistema e manda para a franqueadora. A franqueadora é a especialista. Isso dá mais qualidade às teses. O escritório funciona com apenas dois colaboradores. Escolhemos o modelo com escritório e não de home based porque o nosso cliente busca confiança e, para isso, é importante o olho no olho. A relação com o cliente começa pelo on-line, mas termina no escritório. O cliente se sente mais confortável. Usamos a inteligência artificial (IA) na busca de teses novas, de novas estratégias. Mas para a construção da defesa, é a equipe que faz. Contratamos especialistas para dar treinamento para a equipe”, pontua o CEO da Help Multas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas