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Setor de franquias em Minas cresce 8,9% no 1º semestre

Setor avançou 8,9% entre janeiro e junho, impulsionado por saúde, lazer e construção, e reforça o potencial de expansão da atividade no Estado
Setor de franquias em Minas cresce 8,9% no 1º semestre
Fechamento das lojas do Dia impactou o franchising em Minas, mas consumidores migraram para outras redes | Foto: Reprodução Adobe Stock

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias em Minas faturou mais de R$ 11,5 bilhões entre janeiro e junho de 2025, um avanço de 8,9% um avanço de 8,9% no semestre. No mesmo intervalo, o número de operações cresceu 4,8%, totalizando 18.512 unidades em funcionamento no Estado.

Os resultados mantêm relação saudável com os números nacionais apresentados pela entidade. O setor de franquias manteve o ritmo acelerado de expansão no Brasil e registrou faturamento de R$ 135,8 bilhões no primeiro semestre de 2025, crescimento de 11,6% em relação ao mesmo período de 2024. Em 12 meses, a alta foi de 14,4%, com receita superior a R$ 287 bilhões.

Em 2024, Minas Gerais registrou crescimento de 12,7% na comparação com o ano anterior, enquanto, no Brasil, o setor alcançou expansão de 13,5% no mesmo período.

De acordo com o diretor regional da ABF em Minas Gerais, Antonio Bortoletto, os números mostram que o Estado tem um mercado de franquias sólido, diversificado e com muito espaço para crescer.

“O aumento do faturamento em setores estratégicos reflete não só a força do consumo local, mas também a capacidade de inovação das redes franqueadoras. O Estado é fundamental para o desenvolvimento do franchising brasileiro e continuará sendo terreno fértil para novos negócios e oportunidades”, explica Bortoletto.

Esse crescimento é impulsionado principalmente por três segmentos que dialogam diretamente com o perfil do consumidor mineiro e com tendências de mercado. O setor de Casa e Construção ganhou força com a alta demanda por reformas e melhorias residenciais, reflexo da valorização do lar no pós-pandemia. Já Entretenimento e Lazer voltou a expandir com o aquecimento do turismo interno e a busca por experiências presenciais. E o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar segue em franca expansão, sustentado pelo aumento da procura por qualidade de vida, estética e cuidados pessoais.

A nota dissonante ficou por conta do segmento de Alimentação – comércio e distribuição, que apresentou variação negativa de 8,3%. “Alimentação – comércio e distribuição ainda se ressente da retirada da rede Dia do mercado, com o fechamento de mais de 40 lojas. É importante lembrar, porém, que o franchising perdeu, mas não a economia, já que os consumidores seguem comprando em outras redes”, destaca.

A expectativa é que os resultados de 2025 sejam ainda melhores, impulsionados pelas primeiras ações fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a ABF e o governo de Minas Gerais, assinado em dezembro do ano passado e apresentado ao setor de franquias durante o Encontro Regional da ABF Minas, realizado em Belo Horizonte, em março.

“Esse é um resultado orgânico, ainda sem nenhuma influência do ACT. Ele é fruto da combinação da força de consumo da população com a inovação das redes. Estamos diante de um setor com muito espaço para crescer. Quanto ao ACT, estamos discutindo uma substituição tributária do ICMS sobre uma área específica. Isso deverá trazer um bom incentivo para o setor”, conclui o diretor regional da ABF em Minas Gerais.

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