FTD Educação anuncia parceria inédita com agências internacionais
Para potencializar a internacionalização da sua marca e valorizar a literatura brasileira no exterior, a FTD Educação anuncia parceria inédita com duas agências literárias internacionais especializadas em compra e venda de direitos de livros em diversos países.
A editora brasileira, referência no mercado de livros didáticos, literatura e soluções educacionais, passa a ser representada no exterior pela norte-americana Tapir Literary Agency e pela chinesa Rightol Media Limited.
A Tapir LiteraryAgency foi fundada em San Francisco, na California (EUA), em fevereiro deste ano, por Johan Almqvist, agente literário que trabalhou por mais de duas décadas no mercado editorial, em grandes grupos como a Chronicle, Kingfisher e RandomHouse. A passagem por essas editoras ajudou Almqvist a criar uma rede de contatos em diversos países.
A agência atua globalmente, exceto no território asiático no qual a Rightol toma a frente.
Fundada em 2006, a Rightol atua naChina, Taiwan, Hong Kong e Macau e tem negócios em mais de 50 países. Com 70 funcionários, trabalha com diversos agentes literários. AFTD Educaçãoserá atendida pela agente Wendy Xu, que possui uma equipe para divulgação das obras. Como omercado editorial chinês é bastante fechado, as editoras locais costumam adquirir direitos de empresas internacionais através de agentes literários.
“As duas agências somam esforços em um trabalho que aFTD Educaçãojá faz em prol da divulgação da literatura brasileira no exterior. Nosso objetivo é expandir ainda mais esse mercado estrangeiro, levando nossos livros premiados e de alta qualidade para outras culturas. Teremos esses braços internacionais para contribuir na ação de venda das obras e nas prospecções de novas parcerias”, destaca a gerente editorial de Projetos Especiais e Literatura/Paradidáticos daFTD Educação,Isabel Lopes Coelho.
A parceria com as duas agências vem reforçar a atuação da editora brasileira, que continua no trabalho de divulgação e venda de direitos das obras no exterior por meio do Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A responsável por este trabalho é Tassia Oliveira, assistente de relações internacionais na FTD Educação.
Ouça a rádio de Minas