COTAÇÃO DE 24/09/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,3430

VENDA: R$5,3440

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,3800

VENDA: R$5,5030

EURO

COMPRA: R$6,2581

VENDA: R$6,2594

OURO NY

U$1.750,87

OURO BM&F (g)

R$301,00 (g)

BOVESPA

-0,69

POUPANÇA

0,3012%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Negócios

Fundação Dom Cabral anuncia nova estrutura organizacional

COMPARTILHE

Fundação Dom Cabral | Crédito: Alisson J. Silva
Fundação Dom Cabral | Crédito: Alisson J. Silva

A Fundação Dom Cabral, 9ª melhor escola de negócios do mundo (Ranking Financial Times 2020), anuncia sua nova estrutura organizacional. O time de liderança estará à frente das iniciativas da escola de educação executiva – que tem foco na implementação de um novo planejamento estratégico para atender aos principais desafios do Brasil. Para formação desta equipe, a Fundação Dom Cabral captou percepções e reflexões de diversos colaboradores e stakeholders externos, além da própria liderança. Além disso, uma nova Diretoria foi criada com o objetivo específico de fomentar as iniciativas sociais da FDC.

Antonio Batista da Silva Junior foi reconduzido por mais um período de cinco anos à posição de Presidente Executivo da FDC. Para apoiá-lo na implementação das estratégias, estarão: André Proença (Vice-presidente de Gente e Valor Integrado ao Negócios), Beth Fernandes (Vice-presidente de Educação Executiva), Paula Simões (Vice-presidente de Conhecimento e Aprendizagem) e Rosiléia Milagres (Vice-presidente de Educação Acadêmica). Nádia Rampi assume como Diretora do Centro Social Cardeal Dom Serafim, com foco em consolidar e expandir as ações de cunho social.

PUBLICIDADE

A Diretoria Executiva é formada por líderes que desenvolveram grande parte de suas carreiras na própria FDC.

A mudança está alinhada aos esforços da escola de negócios em ampliar ainda mais seu olhar para diversidade e inclusão, para o combate às desigualdades sociais e para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Estes esforços foram materializados, em 2020, na criação do Centro Social Cardeal Dom Serafim, que permanecerá sob a liderança da Diretora Nádia Rampi.

Segundo o Presidente Executivo da FDC, Antonio Batista, a Fundação terá foco, até 2025, em três grandes movimentos estratégicos. “Ao longo dos próximos cinco anos, vamos trabalhar duro para ampliar nosso portfólio de programas acadêmicos. Temos um olhar muito atento à base da pirâmide social – com iniciativas como o Centro Social Cardeal Dom Serafim. Nosso objetivo maior é consolidar a FDC como centro de formulação de ideias e pensamentos a serviço dos principais desafios do Brasil.”

O marco histórico na composição da nova Diretoria também segue as diretrizes e inspirações da Diretoria Estatutária da FDC, presidida pelo seu Fundador, Emerson de Almeida, que compôs sua equipe de diretores estatutários por 75% de mulheres e nomeou, em 2020, a primeira executiva negra na alta liderança da escola.

As mudanças na alta liderança da FDC reforçam o compromisso da escola em contribuir para uma sociedade mais igualitária e justa, com espaço para homens e mulheres com olhares e experiências diversas e complementares em busca de novos caminhos para os desafios atuais.

Serviço

Liderança Fundação Dom Cabral – Bios

Antonio Batista da Silva Júnior – Presidente Executivo

Antonio Batista é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Está à frente da Presidência Executiva da FDC há cinco anos, tendo sido reconduzido à posição por um novo período de cinco anos. Na Fundação Dom Cabral exerceu as funções de Diretor Executivo de Programas Customizados, Diretor de Processos, Pessoas e Desenvolvimento e Coordenador das Parcerias Empresariais. Foi Professor de Estratégia Competitiva e Alianças Estratégicas e em projetos de Desenvolvimento Organizacional. Tem como interesse de pesquisa as áreas de Estratégia, Redes, Alianças e Parcerias. Antonio é autor de diversos artigos para congressos e do livro “A Empresa em Rede: Desenvolvendo Competências Organizacionais”, publicado em 2006.

André Proença – Vice-presidente de Gente e Valor Integrado ao Negócios

André Proença tem formação em Engenharia Civil, pela PUC Minas, com Mestrado em Administração e Pós-graduações em Gerenciamento de Projetos, Finanças e Gestão de Pessoas, pelo IEC – Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e Fundação Dom Cabral, respectivamente. Anteriormente, na FDC, atuou como Gerente de Projetos de Soluções Customizadas, Diretor de Soluções Customizadas em São Paulo e Diretor de Programas Abertos, cuidando do desenvolvimento da área e do portfólio nacional e internacional de programas de curta e média duração.

Sua trajetória profissional como Gerente de Projetos, com foco no desenvolvimento empresarial por meio da educação executiva, e como Consultor Sênior em Gestão, com foco em resultados, inclui a atuação em empresas privadas e órgãos públicos no Brasil e no exterior. No exterior, atuou na Argentina, México, Estados Unidos e Luxemburgo, tendo sido expatriado para Argentina e Luxemburgo por um total de 3 anos.

Beth Fernandes – Vice-presidente de Educação Executiva

Beth Fernandes é Doutora em Administração de Empresas pela UFMG, Mestre em Administração de Empresas pela PUC Minas, possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e é Graduada em Psicologia pela Universidade FUMEC.

Sua última posição na FDC foi como Gerente Executiva de Grandes Organizações – Projetos Especiais, cargo que ocupou desde 2016. Atuou como Diretora Executiva Adjunta de Desenvolvimento e Pessoas, além de ter sido Professora nas áreas de Liderança, Identidade e Identificação Organizacional, Gestão de Pessoas e Múltiplos Vínculos do Trabalho, na Fundação Dom Cabral, 2015.Anteriormente foi Coordenadora Técnica dos Programas Customizados, desenvolveu e dirigiu programas para dirigentes e executivos de médias e grandes empresas, voltados ao desenvolvimento organizacional, de liderança e da gestão no Brasil e, no exterior, em parceria com a Kellogg School of Management e o INSEAD.

Antes de ingressar na FDC, Beth foi executiva e dirigente de Recursos Humanos em empresas, no Brasil, nos ramos siderúrgico, têxtil e construção civil.

Nádia de Menezes Pinto Rampi – Líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim

Nádia Rampi possui Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2003) e Mestrado Acadêmico em Administração pela Universidade Fumec (2009). É Diretora Estatutária Adjunta e Líder do Centro Social Cardeal Dom Serafim. Pela Fundação Dom Cabral, participou dos Programas Business Compliance – Além da Conformidade Legal, PDC – Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, Programa de Governança Corporativa, Programa Gestão Responsável para a Sustentabilidade, PCR – Programa Capacitação para Resultados. Nadia Rampi iniciou suas atividades na Fundação Dom Cabral em 1989 como secretária executiva bilíngue da Superintendência Executiva, atuou como assistente da Diretoria Executiva e da Diretoria Estatutária, Secretária Geral e Gerente Executiva. Em maio de 2020, Nádia Rampi foi designada como Diretora Estatutária Adjunta e, em outubro de 2020, como Diretora do Centro Social Cardeal Dom Serafim.

Paula Simões – Vice-presidente de Conhecimento e Aprendizagem

Paula Simões é Doutora em Gestão da Mudança Organizacional, por Newcastle University – UK e é Mestre em Mercadologia e Administração Estratégica, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Paula Simões atuou como Gerente Executiva de desenvolvimento e professores e foi Professora da Fundação Dom Cabral, na área de Marketing. Atuou, ainda, como Gerente executiva de programas de MBA e Mestrado na FDC. Em diversas instituições de ensino, atuou como responsável de departamento, instrutora de cursos e orientadora de projetos de pesquisa , tais como : IBMEC, Fundação João Pinheiro – FJP e Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo – FPL. Possui experiência na realização de diagnóstico e consultoria organizacional, com ênfase na área mercadológica, incluindo planejamento e coordenação de campanhas de fidelização de clientes, implantação de projetos de qualidade de atendimento e estruturação da área de marketing.

Rosiléia Milagres – Vice-presidente de Educação Acadêmica

Rosiléia Milagres é Doutora em Economia pela UFRJ/ Copenhagen Business School, 2008. É Mestre m Economia pela UFMG, Especialista em Administração Financeira pela FDC e graduada em Ciências Econômicas, pela PUC Minas.

Sua posição anterior na FDC foi como Professora e Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração, Gestão Contemporânea das Organizações. Também foi Professora em diversos programas abertos, pós-graduação (MBA) e cursos customizados da FDC, além de ocupar diversas outras posições como coordenadora técnica, por exemplo. Antes de ingressar na FDC foi Professora em cursos de graduação e pós-graduação no IBMEC, no Centro Universitário UNA e em cursos de graduação da Faculdades Integradas Newton Paiva (1991-1994) e no curso de graduação da UFMG (1994).

Conheça o time completo de liderança da Fundação Dom Cabral

  • Presidente Executivo: Antonio Batista da Silva Junior
  • Marina Spínola – Diretora de Relações Corporativas
  • Rodrigo Campello – Diretor de Desenvolvimento de Parcerias
  • Viviane Barreto – Diretora de Internacionalização
  • Vice-presidente: Gente e Valor Integrado ao Negócio: André Proença
  • Adilson Demétrio – Diretor Infraestrutura
  • Kleber Pinto – Diretor de Finanças e Controladoria
  • Marciene Macedo – Diretora de Pessoas
  • Paulo Emílio Carreiro – Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa
  • Vice-presidente: Educação Executiva: Beth Fernandes
  • Iris Castro – Diretora de Gestão Pública
  • Leonardo Scarpelli – Diretor Médias de Empresas Operação Própria
  • Marcelo Altoé – Diretor de Grandes Organizações Privadas
  • Ricardo Langanke – Diretor de Gestão de Associados Regionais
  • Roberto Sagot – Diretor de Desenvolvimento de Indivíduos
  • Vice-presidente: Conhecimento e aprendizagem: Paula Simões
  • Abdon Campos – Diretor de Administração de Professores e Bibliotecas
  • Luciana Faluba – Diretora de Desenvolvimento e Professores
  • Roberta Campana – Diretora de Educação e Inovação
  • Vice-presidência: Educação Acadêmica: Rosiléia Milagres
  • Carla Arruda – Diretora de EMBA – Executive MBA
  • Silene Magalhães – Diretora de Programas de Especialização
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!