Fundo Advent pode deixar grupo CRM, dono da Kopenhagen

A gestora de fundos de private equity Advent International estaria negociando sua participação no Grupo CRM, dono das marcas de chocolate Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee, que possui fábrica em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Caso se confirme, a saída do negócio ocorre cerca de dois anos e meio depois do investimento, que não teve o valor informado à época, mas que permitiu a aquisição do controle das marcas.
A informação é do jornal “Valor Econômico”, que noticiou que o banco Goldman Sachs tem conduzido conversas com potenciais compradores, todos multinacionais de alimentos. A possibilidade de saída do fundo chama atenção pelo prazo relativamente curto de permanência para a média de private equity e estaria atrelada ao crescimento acelerado do negócio. Segundo o veículo paulista, o grupo dobrou o resultado operacional desde a celebração do negócio.
Ainda conforme a publicação, o banco de investimentos também avalia outras alternativas, como um IPO, mas o processo de M&A tem se mostrado competitivo e incluiria a totalidade da companhia.
O DIÁRIO DO COMÉRCIO fez contato com o Grupo CRM para confirmar o assunto, mas foi informado pela assessoria de imprensa que ainda não há um posicionamento oficial a respeito.
A Advent é um dos maiores e mais experientes investidores globais de private equity. Desde 1996, já havia investido ou se comprometido a investir US$ 6,8 bilhões em 64 empresas na América Latina. Em outubro de 2020 completou a captação de seu sétimo fundo direcionado para a América Latina, o LAPEF VII, com US$ 2 bilhões em capital comprometido de investidores ao redor do mundo.
“A Advent está em absoluta aderência com os planos que traçamos para o futuro da companhia. E nos traz além da musculatura financeira, um profundo conhecimento do varejo nacional e internacional e está à frente de diversos projetos de transformação digital mundo afora. Com essa troca de experiências, estaremos mais preparados para crescer, encantar nossos consumidores e criar novas oportunidades para os nossos franqueados e colaboradores”, disse a CEO do grupo, Renata Moraes Vichi, à época.
Com a entrada da Advent no negócio, a meta do grupo controlador da Kopenhagen era multiplicar por quatro seu faturamento no prazo de cinco anos. Para se ter uma ideia, em 2021, a receita da companhia foi de R$ 1,7 bilhão.
Já são mil lojas em todo o País e a meta era dobrar de tamanho até 2027. Para isso, o plano estabelecido em 2020 previa a inauguração de 200 lojas por ano a partir de 2023.

As marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee
A Kopenhagen é uma marca de mais 93 anos e foi precursora no segmento de chocolates finos no Brasil.
Já a Chocolates Brasil Cacau tem 14 anos de história e foi lançada para competir no segmento B/C. Possui mais de 400 lojas em todo o País e um portfólio com mais de 150 produtos de diferentes sabores e tamanhos, especialmente trufas.
E a Kop Koffee foi criada em 2019 e recebeu investimentos de R$ 10 milhões. É um ponto de encontro para os apaixonados por café com chocolate, ou seja, uma rede de cafeterias que conta com os produtos do grupo no cardápio, entre outros.
A fábrica localizada em Extrema possui 33 mil metros quadrados, além de cerca de 1.100 colaboradores e tecnologia de ponta na produção dos chocolates de ambas as marcas.
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