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Fundo Advent pode deixar grupo CRM, dono da Kopenhagen

Caso se confirme, saída do negócio ocorre cerca de dois anos e meio depois da injeção de caixa feita em 2020
Fundo Advent pode deixar grupo CRM, dono da Kopenhagen
Fábrica em Extrema possui 33 mil metros quadrados, além de cerca de 1.100 colaboradores | DIVULGAÇÃO / KOPENHAGEN

A gestora de fundos de private equity Advent International estaria negociando sua participação no Grupo CRM, dono das marcas de chocolate Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee, que possui fábrica em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Caso se confirme, a saída do negócio ocorre cerca de dois anos e meio depois do investimento, que não teve o valor informado à época, mas que permitiu a aquisição do controle das marcas.

A informação é do jornal “Valor Econômico”, que noticiou que o banco Goldman Sachs tem conduzido conversas com potenciais compradores, todos multinacionais de alimentos. A possibilidade de saída do fundo chama atenção pelo prazo relativamente curto de permanência para a média de private equity e estaria atrelada ao crescimento acelerado do negócio. Segundo o veículo paulista, o grupo dobrou o resultado operacional desde a celebração do negócio.

Ainda conforme a publicação, o banco de investimentos também avalia outras alternativas, como um IPO, mas o processo de M&A tem se mostrado competitivo e incluiria a totalidade da companhia.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO fez contato com o Grupo CRM para confirmar o assunto, mas foi informado pela assessoria de imprensa que ainda não há um posicionamento oficial a respeito.

A Advent é um dos maiores e mais experientes investidores globais de private equity. Desde 1996, já havia investido ou se comprometido a investir US$ 6,8 bilhões em 64 empresas na América Latina. Em outubro de 2020 completou a captação de seu sétimo fundo direcionado para a América Latina, o LAPEF VII, com US$ 2 bilhões em capital comprometido de investidores ao redor do mundo.

“A Advent está em absoluta aderência com os planos que traçamos para o futuro da companhia. E nos traz além da musculatura financeira, um profundo conhecimento do varejo nacional e internacional e está à frente de diversos projetos de transformação digital mundo afora. Com essa troca de experiências, estaremos mais preparados para crescer, encantar nossos consumidores e criar novas oportunidades para os nossos franqueados e colaboradores”, disse a CEO do grupo, Renata Moraes Vichi, à época.
Com a entrada da Advent no negócio, a meta do grupo controlador da Kopenhagen era multiplicar por quatro seu faturamento no prazo de cinco anos. Para se ter uma ideia, em 2021, a receita da companhia foi de R$ 1,7 bilhão.

Já são mil lojas em todo o País e a meta era dobrar de tamanho até 2027. Para isso, o plano estabelecido em 2020 previa a inauguração de 200 lojas por ano a partir de 2023.

O Grupo CRM é dono da Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee | Crédito: DIVULGAÇÃO KOPENHAGEN

As marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee

A Kopenhagen é uma marca de mais 93 anos e foi precursora no segmento de chocolates finos no Brasil.
Já a Chocolates Brasil Cacau tem 14 anos de história e foi lançada para competir no segmento B/C. Possui mais de 400 lojas em todo o País e um portfólio com mais de 150 produtos de diferentes sabores e tamanhos, especialmente trufas.

E a Kop Koffee foi criada em 2019 e recebeu investimentos de R$ 10 milhões. É um ponto de encontro para os apaixonados por café com chocolate, ou seja, uma rede de cafeterias que conta com os produtos do grupo no cardápio, entre outros.

A fábrica localizada em Extrema possui 33 mil metros quadrados, além de cerca de 1.100 colaboradores e tecnologia de ponta na produção dos chocolates de ambas as marcas.

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