Fundo soberano de Cingapura ajudará Cimed a triplicar de tamanho

A inclusão do fundo soberano de Cingapura (GIC) no quadro societário da farmacêutica Cimed, operação concluída no dia 13 de março, vai acelerar os planos de expansão da empresa, denominado Nova Era. Nos próximos cinco anos, a Cimed pretende praticamente triplicar de tamanho e chegar a um faturamento de R$ 10 bilhões. A meta para 2025 é faturar R$ 5 bilhões, superando os R$ 3,6 bilhões registrados em 2024.
Conforme o presidente da Cimed, João Adibe Marques, o fundo soberano de Cingapura, que comprou uma participação minoritária na companhia, terá um papel relevante na aceleração dos planos de crescimento. O valor da negociação e a participação adquirida pelo GIC na Cimed não foram divulgados devido ao contrato de confiabilidade.
“A entrada do GIC na sociedade da Cimed vem para acelerar o nosso grande projeto, que é o Nova Era. É um selo global que coloca, não só a Cimed, mas o Brasil em primeiro lugar quando vemos oportunidades da janela do nosso ambiente de higiene, beleza e saúde. Fechamos o acordo no dia 13 de março e é a primeira vez que o GIC ingressa no mercado de saúde e beleza do Brasil. Todo o recurso será aplicado para o crescimento da companhia, como no caixa para passar os próximos dois anos de um Brasil cheio de oportunidades”.
O ingresso do fundo soberano de Cingapura, segundo Adibe, também será importante para que, no futuro, caso seja interessante, a empresa pense na possibilidade de abertura de capital. “O selo do fundo nos facilita e nos credibiliza. Vamos aprender com eles e eles com a gente para, quando o mercado voltar, quem sabe a gente veja uma boa janela para abrir capital. O acordo mostrou a força da empresa e o propósito que nossa família construiu nos últimos anos, mesmo em uma janela ruim do mercado”, disse.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Adibe explica que os recursos da operação serão injetados em várias iniciativas para impulsionar o crescimento da Cimed. A empresa está ampliando a unidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, onde serão investidos R$ 150 milhões. Adibe explica que as obras já estão em curso e a expectativa é inaugurar a nova área no início de 2026.
“Já começamos a terraplanagem e a ideia é inaugurar no começo do próximo ano essa nova expansão. Essa primeira fase, será 100% para armazém de produtos acabados. São 15 mil novas posições e 40 mil metros quadrados”.
Cimed ingressa em novas categorias para faturar R$ 10 bilhões em 2030
Entre os projetos que irão ampliar o faturamento da Cimed também está a expansão de categorias de atuação. Após a entrada no setor de higiene bucal, haverá ingresso em mais três novos segmentos que vão impulsionar cerca de R$ 2 bilhões no canal farmacêutico brasileiro.
As novas categorias são:
- nutrição esportiva, com a marca Lavitan;
- cuidados para bebês e crianças, com a estreia da linha João e Maria;
- maquiagem e perfumaria, com a marca Carmed.
Ao todo, as novas linhas terão cerca de 70 produtos, considerados como as principais apostas do grupo para crescer.
Conforme os dados da Cimed, no segmento de cuidados para bebês e crianças, a companhia investiu mais de R$ 50 milhões na criação da marca João e Maria. Serão, inicialmente, 13 produtos, incluindo sabonete líquido e em barra, shampoo, colônia, óleo de massagem, lenços umedecidos, creme preventivo de assaduras, chupetas, mamadeira e bicos avulsos. A linha deve chegar a R$ 130 milhões em faturamento e 15 milhões de unidades vendidas ainda em 2025.
Até 2030, a expectativa é que a marca João e Maria represente 10% da receita total da Cimed e 20% da receita de itens de consumo. A marca estará disponível nas farmácias a partir do final deste mês.
Na linha Lavitan, no segmento de nutrição esportiva, a Cimed lança três sabores de bebidas proteicas. Na linha hidratante labial Carmed houve a estreia na categoria de higiene bucal. Agora ocorrerá o ingresso nos segmentos de maquiagem e perfumaria com os lançamentos do Carmed Glitter 3 em 1 e de três fragrâncias de Body Splashes. Em maquiagem, o Carmed Glitter 3 em 1 terá edição limitada, com a produção de 500 mil unidades e com projeção de faturamento de R$ 20 milhões na venda do produto diretamente ao consumidor final.
“Para 2025, nossa projeção é faturar R$ 5 bilhões. As linhas oral care e baby care serão as nossas grandes plataformas para esse ano. Estamos também estreando na televisão, com a volta do caminhão do Domingão, será a maior campanha para o consumidor já feita pela Cimed”.
Ouça a rádio de Minas