Fundos de capital realizam aporte de R$ 115 milhões na Inventa
São Paulo – A startup de gestão de estoques e crédito para pequenos negócios Inventa anunciou ontem que recebeu um investimento de R$ 115 milhões, liderado pelos fundos de capital de risco Andreessen Horowitz e Monashees.
A rodada, do qual participam também os fundos Founders Fund, Greenoaks, Greylock, Tiger Global e atuais sócios incluindo Pear VC, NXTP, ONEVC, Maya e Alter Global permitirá à plataforma a ampliar a equipe e iniciar seu processo de internacionalização, disse seu fundador e presidente, o espanhol Marcos Salama.
Criada em março passado, a Inventa usa uma plataforma para ajudar pequenas empresas a gerir estoques, recomendando produtos a partir de dados transacionais, além de oferecer crédito.
“Há empresas como Rappi, iFood, Magalu, Amazon e Mercado Livre que fazem bem a tarefa de ajudar as empresas a venderem para seus clientes, mas o contato delas com fornecedores ainda é precário, com representantes de vendas visitando varejistas e realizando transações off-line”, disse Salama.
“Acreditamos que hoje em dia as pequenas empresas são obrigadas a vender online, elas também farão a progressão para comprar on-line. Queremos liderar essa mudança para capacitar varejistas independentes”, afirmou. O executivo não comentou em quanto a rodada de investimento avaliou a Inventa.
O otimismo é compartilhado pelos investidores. “Para pequenos varejistas e empresários no Brasil, todo o processo de descoberta de novos produtos, compra e acesso a crédito é bastante complexo. A Inventa tem um potencial incrível de ajudá-los a serem mais competitivos e bem sucedidos, facilitando toda essa dinâmica e agregando muito valor a estes negócios. Marcos e seu time estão apenas no início de sua jornada, e não poderíamos estar mais animados com a nossa parceria”, afirma Carlo Dapuzzo, do fundo Monashees.
Fundada em março de 2021 e crescendo mais de 100% mês a mês; A Inventa usa a tecnologia para fornecer um processo de compra mais inteligente e simples para pequenas empresas. A plataforma online da Inventa recomenda produtos, com base em dados reais de transações e fornece crédito para ajudar os retalhistas a serem mais rentáveis. Em operação há apenas nove meses, a empresa já alcançou números robustos como: 6 mil produtos no catálogo, 20 mil lojistas cadastrados, 250 mil produtos enviados pelo Brasil, e 400 fornecedores, como Davene, Lovme e Ruby Rose na categoria de cosméticos, e Mais Pura, de mercearia.
De acordo com a empresa, as oportunidades no mercado brasileiro são imensas. Segundo o IBGE, o País conta atualmente com quase 5 milhões de pequenos e médios varejistas. Com a nova rodada de investimentos, os executivos da Inventa pretendem aumentar substancialmente a equipe e crescer tanto o número de marcas fornecedoras, quanto o de lojistas que constroem seus estoques e descobrem novos produtos usando a plataforma.
Em comunicado, a empresa aponta que mais do que aumentar a base de clientes, está focada no aumento da sua participação no mercado. De acordo com os levantamentos feitos pela Inventa, hoje os lojistas utilizam a plataforma para compor, em média, de 5 a 10% de seus estoques; alguns chegam a comprar 50% dos produtos ofertados aos clientes finais com a startup. “Existe espaço para o aumento do market share dentro da base de lojistas que já construímos e nós vamos trabalhar forte para”, explica Salama. As principais categorias de produtos ofertados no momento são beleza e cosméticos, casa e decoração, mercearia e alimentação saudável.
Ouça a rádio de Minas