Negócios

Funerárias ganham marketplace com foco em acolhimento e escala

Startup mineira IPax Life propõe transformar o mercado com inovação e plataforma digital para famílias e empresas
Funerárias ganham marketplace com foco em acolhimento e escala
O mercado global de serviços relacionados ao fim da vida deve alcançar US$ 102 bilhões até 2027 | Foto: Reprodução Adobe Stock

Setor historicamente conservador e de difícil inovação, o mercado funerário começa a atrair investimentos e propostas de transformação digital no Brasil. Fundos de investimento, aceleradoras e hubs de impacto social já voltam seus olhos para esse nicho, inspirado pelo avanço das deathtechs startups que inovam na gestão do luto, despedida e pós-vida – em países como Estados Unidos e Japão.
Nesse contexto, a startup mineira IPax Life surge como exemplo de inovação com modelo escalável e foco em impacto social, conectando tecnologia e acolhimento em um segmento ainda pouco explorado por empreendedores.

Segundo o Global Death Care Services Market, o mercado global de serviços relacionados ao fim da vida deve alcançar US$ 102 bilhões até 2027, com crescimento médio de 6,5% ao ano. No Brasil, embora ainda pouco digitalizado, o setor apresenta altíssimo potencial de inovação, especialmente entre empresas de pequeno e médio porte, que buscam visibilidade e escalabilidade.

A startup mineira IPax Life, um marketplace do setor funerário, nasceu de uma dor real, mas está de olho nesse mercado promissor. A dor de quem perdeu e viveu, na pele, o momento mais difícil da vida: a despedida de um pai. Foi enfrentando essa realidade, em meio à tristeza, à desinformação e à pressão para tomar decisões difíceis e urgentes, que um dos cinco sócios percebeu que havia uma lacuna gigantesca no mercado funerário.

Faltavam acolhimento, transparência, empatia e organização. Foi assim que surgiu a ideia de criar uma solução tecnológica capaz de transformar não apenas a experiência das famílias enlutadas, mas também de modernizar todo o mercado funerário. Unindo tecnologia, empatia e propósito, a startup IPax Life foi criada para cuidar de pessoas em seus momentos mais delicados – e também para impulsionar empresas do setor, que agora contam com uma plataforma para vender seus produtos e serviços com mais visibilidade e alcance.

A IPax Life é um marketplace inovador, empático e acessível, que conecta famílias a serviços funerários e empresas do setor a clientes em todo o País. É um negócio B2C (para pessoas e famílias) e B2B (para empresas do segmento funerário que querem crescer, se posicionar e vender mais).

“Ninguém está preparado para perder. Quando perdi meu pai, além da dor devastadora, percebi que não existe um caminho claro, organizado e acolhedor para quem vive o luto. É um momento em que tudo o que você mais precisa é de acolhimento, clareza e apoio. E foi exatamente essa dor que nos motivou a criar a IPax Life. Nós não podemos evitar a dor da perda, mas podemos aliviar o peso das decisões que precisam ser tomadas”, compartilha o CFO, CMO e fundador da IPax Life, André Gomes.

Como funciona o marketplace

A plataforma digital da IPax Life foi desenvolvida para atender dois públicos de forma simultânea:

B2C – Para famílias e pessoas enlutadas, que podem contratar, de forma rápida, prática e transparente, todos os serviços necessários em um momento de despedida, como cremação, sepultamento, translado, cerimônias e serviços para pets, floricultura, apoio psicológico, consultoria jurídica, orientações sobre documentação e burocracia, entre outros.

B2B – Para empresas do setor funerário e memorial, que podem se cadastrar na plataforma, divulgar seus produtos e serviços, alcançar mais clientes, fortalecer sua presença digital e gerar vendas recorrentes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas