Gastronomia do afeto transforma eventos corporativos

Mais do que uma mesa bonita e cheia de quitutes gostosos, a proposta da chef Cássia Barbosa, fundadora da Mimos da Cacá BH, é criar boas memórias e fazer amigos por meio da gastronomia em eventos corporativos. Com sede no bairro Santo Agostinho (região Centro-Sul da Capital), a empresa foi criada para oferecer às empresas um serviço de catering baseado em afeto e sustentabilidade.
“Fiz carreira como administradora na área de recursos humanos (RH) e sempre percebi que as empresas precisam ter um olhar mais humano sobre as suas equipes. A partir da pandemia isso ficou muito mais nítido para todos. Comecei atendendo principalmente pessoas físicas e hoje 90% dos meus clientes são empresas”, explica Cássia Barbosa.
A administração cedeu lugar à gastronomia, que é uma herança de família, em 2017. A proposta é unir as técnicas culinária e de mesa posta com sensorialidade e identidade visual, gerando detalhes que fazem de cada mesa uma experiência que não pode ser copiada ou repetida. Assim, a diferenciação é um ingrediente essencial não apenas pela estética, mas também por outros estímulos sensoriais, como o visual, o olfativo, o tátil e o gustativo, melhorando a percepção emocional de eventos e produtos.
Para isso, a chef utiliza ingredientes de qualidade, respeita a sazonalidade e cuida da montagem como se fosse uma obra visual.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Nosso trabalho é criar encantamento, mas com verdade. Não é só sobre beleza, é sobre provocar sentimento. Não seria honesto ter todo um discurso de afeto e não ter responsabilidade socioambiental. Então, seleciono meus fornecedores de acordo com as boas práticas que eles utilizam, todo o meu vasilhame é reciclado e observamos as sazonalidades para garantir alimentos mais frescos e baratos”, destaca.
A empresária conta com duas colaboradoras fixas e para eventos acima de 50 pessoas tem o suporte de terceiros que já trabalham com ela há bastante tempo e são capazes de levar os valores da marca mesmo sem a presença da chef. São produzidos, em média, três eventos por semana.
A gastronomia da Mimos da Cacá BH atende eventos corporativos da Capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Faço questão de estar em todos os eventos e para que isso seja possível, tenho que limitar o número por semana. Sei o tamanho que a minha empresa tem e qual pode ter para que a gente continue oferecendo a qualidade que nos trouxe até aqui, abraçando o novo e ao mesmo tempo que valorizamos a nossa história. E não há melhor lugar para isso do que na cozinha mineira. Não é uma tarefa fácil, exige coragem e resiliência, mas também garante realização e gratidão”, completa a criadora da Mimos da Cacá BH.
Ouça a rádio de Minas