Negócios

Gastronomia: chef Leo Paixão inaugura novo restaurante, o Macaréu

Gastronomia: chef Leo Paixão inaugura novo restaurante, o Macaréu
Capitaneado por Leo Paixão, espaço, localizado no Belvedere, funcionará de terça a domingo | Crédito: Divulgação / Macaréu

Macaréu, inaugurado na divisa do Belvedere com o Vila da Serra, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é o mais novo restaurante do chef de cozinha Leo Paixão. A casa fica no Meeting Shops, centro comercial da GSA Ativos, situado na rua Dicíola Horta, 77, no Belvedere.

No novo restaurante, inaugurado em 22 de abril, Leo Paixão apresentou um repertório culinário inovador, mantendo seu compromisso de exaltar os ingredientes brasileiros. Ele proporciona uma experiência sensorial autêntica, levando os clientes a uma viagem pelos sabores dos rios e mares do Brasil.

A equipe, liderada por Leo Paixão, foi cuidadosamente selecionada para manter o padrão de excelência já reconhecido nos restaurantes do grupo Glouton. “Sou apaixonado por frutos do mar e, para mim, os melhores peixes vêm dos grandes rios, especialmente da região amazônica. Atualmente, contamos com fornecedores confiáveis de pescaria sustentável. Estou extremamente feliz em trazer essa proposta para Belo Horizonte, algo que sempre desejei fazer.”

Macaréu é o termo que descreve a onda formada quando as águas fluviais se encontram com as do mar. Leo Paixão explica em suas redes sociais que “a escolha desse nome para o novo restaurante reflete a ideia de movimento perpétuo, energia pulsante e a explosão de sabores gerada pelo encontro das águas dos rios e do mar no norte do Brasil.”

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outra interpretação de “macaréu” é a conhecida palavra “pororoca”. Para os povos indígenas e ribeirinhos da região norte do Brasil, a pororoca vai além de ser apenas uma onda gigantesca gerada pelo encontro do rio com o mar. Ela é considerada uma entidade viva, carregada de significados espirituais e culturais profundos. Além de ser uma fonte de sustento para muitos pescadores que enfrentam as águas turbulentas em busca de peixes abundantes, o fenômeno da pororoca continua a fascinar e intrigar. Suas lendas narram sobre seres sobrenaturais que habitam as profundezas das águas, desafiando os intrépidos que se aventuram a enfrentar suas ondas.

O Macaréu funcionará em horário especial. De terça a quinta, de 12h às 16h e das 19h às 23h; sexta e sábado, de 12h às 17h e das 19h às 00h; domingo de 12h às 17h.

O Macaréu está localizado no Meeting Shops, exatamente ao lado do Nicolau Bar da Esquina, que estava instalado no Horto, onde funcionou por seis anos, e o chef Leo Paixão decidiu fechar as portas e reabri-lo no Belvedere.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas