Gastronomia em destaque na CASACOR Minas

A CASACOR Minas celebra o atual momento da gastronomia mineira com a participação de ícones do segmento. Nesta edição, o restaurante oficial da mostra, assinado pela equipe da Arca Arquitetos, formada por Rafaela e Silvana Mertens, volta a ter assinatura da chef Agnes Farkasvölgyi, que completa sua oitava participação na mostra, sendo seis restaurantes e dois cafés. O projeto arquitetônico valoriza os tons terrosos e minerais, evidenciando de forma surpreendente e elegante as riquezas do Estado.
Para este ano, a chef apresenta o Minéra: uma cozinha mineira criativa, com repertório e frescor, pensada para dialogar com o tempo presente. Uma das novidades desta edição é que o restaurante é aberto ao público, ou seja, não há necessidade de ingresso para frequentá-lo ao longo da mostra.
No cardápio, Agnes propõe uma cozinha mineira autoral, sem folclore nem concessões fáceis. A ideia é surpreender, provocando os sentidos. Os pratos partem da tradição para experimentar, com leveza, acidez e precisão técnica. Entre os destaques, estão o Stinco em Cocote, com carne de porco cozida lentamente em panela lacrada com massa de pizza; o Filé, Cana e Café, servido com molho de cachaça reduzida e café; e o Tortelli de queijo adocicado com dashi de cebola queimada e tomilho, uma receita que sintetiza a proposta do restaurante: partir da herança para criar algo absolutamente novo.
Outra novidade são as sobremesas assinadas por Sá Marina. Nome expressivo da cena brasileira, a chef patissiére desenvolveu o menu As Belas-Artes de Minas em cinco sobremesas, apresentando doces-esculturas que conectam arte, sabor e narrativa. Cada criação homenageia uma expressão artística – pintura, poesia, música, escultura e arquitetura – e um artista mineiro. Entre elas, Avoa, inspirada por Milton Nascimento, e Tropeço, que evoca Carlos Drummond de Andrade, são exemplos de como a confeitaria também pode provocar e emocionar. “Em Minas, aprendi que o açúcar também pode ser barro, ouro ou oração”, conta Marina.






A 30ª edição da CASACOR Minas Gerais também marca um momento especial para a história do Terraço Niê. Pela primeira vez, o restaurante participa oficialmente do evento, ocupando dois ambientes distintos: o Niê Tóquio, bar assinado por Mário Caetano, e o Niê Giardino, o café criado por Izabella Stambassi.
Ambos os espaços oferecem ao público experiências gastronômicas cuidadosamente pensadas para dialogar com o conceito de cada ambiente. O cardápio do Niê Tóquio, tem inspiração asiática contemporânea, enquanto o café Niê Giardino valoriza ingredientes afetivos e preparos artesanais.
O Cria Café, assinado por Marcela Alves, da MCA Arquitetura, é um convite a uma pausa durante o circuito, oferecendo um cardápio que torna o simples ritual de tomar um café em uma experiência sensorial e memorável. O aroma constante de café fresco – inclusive nos banheiros -, e as pinturas aquareladas feitas com o próprio café servido no local integram um cenário que estimula todos os sentidos.
No Origem Minas, de Cynthia Silva, espaço construído em parceria com o Sebrae, o público irá encontrar uma seleção de produtos da agroindústria e arte regional, exaltando as riquezas da culinária mineira. A seleção inclui queijos, cafés, geleias antepastos, doces, biscoitos, chocolates, licores, e pequenas obras de arte, tudo produzido de forma artesanal. Seguindo o conceito do projeto, a arquiteta desenvolveu um projeto que retrata e celebra as casas mineiras, gerando uma conexão direta com o público.
A CASACOR Minas Gerais é realizada pela Multicult, e conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são: Coral Tintas, Banco BRB, ArcelorMittal. Entre os patrocínios locais, estão: PUC Minas, OOH Brasil, Brastemp e QuintoAndar. A energia oficial é fornecida pela Click Livre. A 30ª CASACOR Minas ainda conta com os apoios do Sebrae, Portinari, Guararapes, CAU/MG, NEOOH e BH Airport.
30ª CASACOR Minas Gerais
Data: até dia 5/10
Local: PUC Minas Lourdes – rua da Bahia, 2.020 – BH
Ingressos disponíveis: site ou na bilheteria do evento
Ouça a rádio de Minas