Festival reúne estrelas da gastronomia na capital mineira

Conhecida pela rica cultura gastronômica, a capital mineira vai sediar, neste ano, a quinta edição do Fuegos Festival. O evento reúne assadores e chefs premiados de todas as regiões do Brasil em Belo Horizonte, no próximo dia 20, no Parque de Exposições da Gameleira, das 14h às 22h. No total, serão 33 estações com 8 horas de open food e open bar de cervejas especiais, água e refrigerantes.
Os chefs Jimmy McManis, Bruno Salomão, o mineiro Léo Paixão e Heaven Delhaye estão entre os nomes já confirmados. Outras 32 estrelas da gastronomia, contudo, constarão em breve no Instagram oficial do Fuegos. O festival também reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional, como Tabasco, Jack Daniel’s, Construflama e Panela Mineira.
Os ingressos estão à venda no Sympla. O público que comparecer ao evento, aliás, poderá interagir e conferir de perto os assadores e chefs preparando e servindo os pratos em espaços ao ar livre.
De acordo com o curador e idealizador do Fuegos Festival, Marcelo Wanderley, a expectativa é que o evento, portanto, receba um público de 3.500 pessoas. Até agora, 600 turistas já adquiriram ingressos de forma antecipada.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ele também revela que está prevista a vinda de aproximadamente 200 colaboradores de diversas cidades e estados do Brasil para trabalharem no evento. “Todo o planejamento para o festival dura quatro meses e, no mês de sua realização, emprega de forma direta e indireta 780 colaboradores”, declara.
Cardápio de dar água na boca
Dentre os alimentos servidos haverá: peixes, aves, cortes bovinos e suínos, que serão preparados diretamente no calor da lenha, em parrilla, defumador, rotisserias, fogo de chão ou até pendurados sobre as chamas. Entretanto, serão saboreados também galetos, costelas, steaks, frutos do mar, massas, entre outros, além de frutas e hortaliças orgânicas chamuscadas.
Segundo o idealizador do festival, todos os utensílios do evento – desde as ferragens, embalagens, carvão, lenha e estruturas – passaram por uma rigorosa curadoria. O trabalho, inclusive, foi realizado ao longo de meses por uma equipe multidisciplinar para garantir a excelência do evento.
“O Fuegos 2023, além de ter a obrigação de manter a qualidade das edições passadas, tem o propósito de, a cada edição, ser maior e ainda melhor para o público. É um desafio, mas temos que manter a chama alta”, explica.
Quem comparecer ao evento terá acesso ao estacionamento do Expominas, além de centenas de mesas e cadeiras no espaço. Os banheiros serão no formato containers premium, com equipes de limpeza executando a higienização durante todo o festival.
Atrações do festival Fuegos
Além de uma estrutura voltada à cozinha de fogo, o festival também terá um whisky bar, um wine bar montado pela Del Maipo, com mesas e cadeiras, além da discoteca “O GIN, The Experience”. Nessa discoteca o público poderá desfrutar, portanto, de diversos preparos do destilado, vencedor de diversos prêmios internacionais, ao som dos DJs Leandro Rallo e Expeto, ambos residentes do Fuegos.
Entre as atrações musicais do festival, haverá a participação da banda Fuegos Rock Band, que terá o chef Léo Paixão como guitarrista e contará, ainda, com a participação de outros músicos de destaque da capital mineira no palco principal. Outras bandas que também já estão confirmadas são: Motoca e os Acelerados e a Classic. Já no coreto central do evento, a DJ Ana Jablonsk comandará as pick-ups.
Também está inclusa na programação do Fuegos Festival uma mostra de live painting (pintura ao vivo). Nela estarão os artistas Franklin Brito e Ans Rallo, o estúdio de tatuagem Dr. Tatoo, a barbearia Blackwood Barbershop e a tradicional Fuegos Store, com camisas, bonés, carteiras e aventais.
O Fuegos também reservou para o público infantil uma Área Kids, com monitores e diversas atividades, como passeio de pônei. Todos os passeios ocorrerão, contudo, com acompanhamento de um tratador, que conduz o pônei pelo caminho. As crianças com até 10 anos de idade que estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis terão direito a entrada gratuita.
Turismo gastronômico de BH
O Fuegos Festival fechou uma parceria exclusiva com o Novotel Savassi. O objetivo é fomentar o turismo gastronômico em Belo Horizonte e atrair visitantes de outras cidades e estados. Ao adquirir o ingresso do festival, o cliente garante, portanto, condições especiais para se hospedar no Novotel e no Budget Savassi.
Wanderley conta que o festival tem como propósito servir como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia de Belo Horizonte, de Minas Gerais e de todas as partes do País. “Logo, ao trazermos assadores e chefs de todos os cantos do País, ajudamos a desenvolver o turismo gastronômico da capital mineira”, afirma.
Ouça a rádio de Minas