Negócios

Restaurante Pacato está entre os melhores do Brasil e é melhor de MG; veja ranking

Com pouco mais de dois anos de operação, local já ganhou reconhecimento da crítica especializada
Restaurante Pacato está entre os melhores do Brasil e é melhor de MG; veja ranking
Restaurante Pacato | Crédito: Reprodução / Google Maps

O Pacato, localizado no Lourdes (rua Rio de Janeiro, nº 2.735), região Centro-Sul de Belo Horizonte, ocupa o 11º lugar entre os 100 melhores estabelecimentos gastronômicos do Brasil, segundo a avaliação revista “Casual Exame”. No mesmo ranking, a casa lidera em Minas Gerais.

Com pouco mais de dois anos de operação, o local já ganhou reconhecimento da crítica especializada, graças à sua interpretação da autêntica culinária mineira, agora elevada ao patamar da alta gastronomia.

Sob a liderança do chef Caio Soter, o restaurante avançou 10 posições na lista da “Casual Exame” desde a última edição, em 2023. Esta é a terceira edição do ranking, elaborado por um júri composto por 72 críticos e influenciadores de renome na gastronomia. Cada especialista indicou 10 estabelecimentos de sua preferência, sem estabelecer uma hierarquia.

Neste ano, dez restaurantes de Minas Gerais, oito deles em Belo Horizonte, marcaram presença nessa seleção:

Pacato – @pacatobh (11º)
2º Glouton – @gloutonbh (16º)
3º Cozinha Tupis – @cozinhatupis (19º)
4º Tragaluz Restaurante Casa (Tiradentes) – @tragaluztiradentes (34º)
5º Florestal – @florestal.bh (37º)
6º Xapuri – @xapurirestaurante (44º)
7º Birosca s2 – @biroscas2 (46º)
8º Per Lui – @perluibh (62º)
9º La Villa Trattoria (Tiradentes) – @lavillatiradentes (88º)
10º Ninita @ninitabh (90º)

Este ano, o Pacato também obteve destaque na “50 Best Discovery”, uma referência global que identifica os mais excelentes destinos para experiências culinárias.

Restaurante Pacato
Velloso e o chef Caio Soter: união busca romper fronteiras | Crédito: Divulgação / Victor Schwaner

Sintonizado com as tradições e os sabores locais, o restaurante imprime abordagem moderna e inovadora em seus pratos, destacando-se ingredientes como porco, frango, queijo e vegetais.

“Nosso empenho incansável em promover a valorização e resgate da autoestima através da culinária local é refletido no reconhecimento da mídia especializada. Este reconhecimento evidencia nossa profunda conexão com a cultura gastronômica de Minas Gerais, um povo genuinamente orgulhoso de sua cozinha.

A missão do Pacato é levar a culinária mineira para além de nossas fronteiras e posicionar Belo Horizonte definitivamente na rota da gastronomia mundial. Este é apenas mais um passo em direção a esse objetivo ambicioso”, comenta um dos sócios do Pacato, Vitor Velloso.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas