Geleia produzida em Minas ganha destaque internacional

Conhecida nacional e internacionalmente, a gastronomia mineira é uma das mais características do Brasil, com pratos ricos em sabor e cheios de histórias. Terra do café, do pão de queijo, do doce de leite e de deliciosas compotas que não poderiam ter outra origem, senão Minas Gerais.
Também por esses motivos, não poderia ser outro estado a abrigar a Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, título recebido por Belo Horizonte em 2019, e a fabricar também uma das melhores geleias do mundo.
É que, em junho, uma geleia produzida na Capital recebeu um título no Prêmio Mundial de Geleias Artesanais que ocorre em Penrith, Cumbria, no norte da Inglaterra. Trata-se do sabor laranja suave com especiarias, criado pela Expressar Gourmet.
Apesar da pandemia e de vários bloqueios no Reino Unido, a premiação Marmalade Awards recebeu um número recorde de inscrições este ano. Foram mais de 3 mil potes de mais de 30 países em todo o mundo, incluindo Brasil, Japão, Canadá, Austrália, Kuwait e República Dominicana. A premiação para pequenos produtores, o Artisan Awards, é julgada por um júri de especialistas que inclui o escritor de alimentos Dan Lepard e a compradora de alimentos da Fortnum & Mason, Sarah Metcalf.
Na opinião do sócio da marca, Bruno Bethônico, a geleia premiada é particularmente muito apreciada por seu sabor suave e por uma harmonização extremamente versátil com diversos pratos. E os juízes do concurso concordaram com isso. Um dos fatores que impressionou com a aparência, cor, consistência, aroma e sabor da geleia. Os ingleses são grandes apreciadores desta iguaria, então, essa conquista é um prestígio muito especial.
“O inglês tem uma tradição muito grande com geleia e, principalmente, de laranja. Mas o paladar europeu é mais amargo, e as geleias deles são mais intensas, mais fortes. Já a nossa é mais suave. Controlamos bastante o amargor para, justamente, adaptar ao nosso paladar. E, ao que parece, também os agradou”, comemora.
A Expressar Gourmet é uma marca de geleias, criada em 2018, que oferece uma linha de geleias com combinações exclusivas de ingredientes tradicionais e exóticos, conquistando o paladar de jovens e adultos. E mesmo antes da premiação, diante de uma demanda crescente, já estava expandindo as operações.
Planos de expansão
Funcionando atualmente em uma cozinha compartilhada, já estão investindo em uma fábrica própria, que vai permitir quadruplicar a produção, saindo dos atuais 5 mil produtos/mês para 20 mil. A ampliação vai permitir também o ingresso em grandes redes de varejo. Hoje a marca já é encontrada em empórios e casas de carnes da capital mineira.
“O mercado está favorável para a Expressar Gourmet. Nossas geleias são constantemente utilizadas por chefs e churrasqueiros de Minas Gerais para finalizar pratos com carnes, aves, saladas, pães e sobremesas. Com os molhos e antepastos não é diferente”, ressalta Bethônico.
Ao todo são 15 tipos e sabores de geleias, incluindo a linha zero açúcar e a primeira geleia duo no Brasil, com dois sabores separados em um mesmo pote. Além disso, a marca também produz 13 tipos de molho e antepastos, que vão da tradicional caponata de berinjela ao inusitado pesto de taioba com queijo canastra (ou simplesmente, Pesto Mineiro).
Ouça a rádio de Minas