Grupo Gema de Minas investe na diversificação da linha de produtos

O grupo Gema de Minas Alimentos, com sede em Capelinha, no Jequitinhonha, segue em pleno crescimento. A marca genuinamente mineira e, até então, especializada em café, está expandindo os ramos de atuação e incrementando o portfólio desde o início deste exercício.
Hoje, a empresa já conta com um mix de 25 itens voltados para diferentes setores e pretende encerrar 2021 com, pelo menos, 50 representantes de várias áreas.
“A estratégia é ter um produto em cada departamento. Café, produtos de limpeza, cesta básica, farináceos, bebidas, entre outros”, revelou o CEO do grupo, Ivan Caldeira. Segundo ele, os primeiros lançamentos: achocolatado, mistura de morango para leite e refresco em pó, já chegaram aos supermercados e o desempenho das vendas está sendo surpreendente.
“Os novos itens estão sendo muito bem aceitos por todos os clientes. Inclusive, também por isso temos conseguido manter um bom ritmo de resultados nos primeiros meses deste ano, mesmo diante da segunda onda da pandemia e dos novos impactos no comércio e na renda das pessoas”, disse.
Caldeira explicou que, no caso das linhas de café, a produção é própria e está concentrada no parque industrial localizado em Capelinha. Já os novos itens estão sendo terceirizados, mas, futuramente, poderão ter a fabricação incorporada à unidade fabril. Atualmente, a infraestrutura local é de 20 mil metros quadrados distribuídos em um terreno de 80 mil metros quadrados, “ou seja, há espaço suficiente para crescer”, completou.
Ainda segundo Caldeira, no ano passado, a empresa iniciou o cultivo de feijão, que foi feito em três safras. Foi montada toda a estrutura e desenvolvido os processos, da colheita até o empacotamento. Este ano, serão plantados em torno de 500 hectares do grão. Serão comercializados o feijão preto e o carioquinha.
“A ideia era iniciarmos a comercialização em janeiro, mas a pandemia atrapalhou um pouco os planos. Ao longo do ano passado, adquirimos conhecimento com o plantio e achamos uma boa oportunidade empacotar e ingressar no mercado. Em julho, devemos fazer o lançamento“, contou.

Apenas no café Gema de Minas o mix é composto por 14 itens entre linhas de café, cappuccino, filtros e coadores.
Dentre as linhas, estão os Cafés Gema de Minas, Capelinha, Midiã e Café Montes Claros. Os produtos são vendidos em cerca de 450 cidades mineiras, com atuação na região dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Centro-Oeste de Minas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Em relação ao mercado, os números são positivos. Em 2020, a empresa conseguiu ampliar em 30% o faturamento e a previsão, com os lançamentos, é manter o crescimento e encerrar 2021 com alta de 20%.
“Após 24 anos de atuação, percebemos que grande parte do nosso sucesso é a relação que construímos com nossos clientes. Desejamos expandir este vínculo. O achocolatado, morango e suco Gema de Minas, os primeiros de muitos lançamentos de 2021 do grupo, seguirá os mesmos padrões de produção de alta qualidade e pureza já conhecidos pelos consumidores. O grupo Gema de Minas reforça o compromisso de se manter uma empresa consciente e comprometida com a sustentabilidade. Também vem reestruturando a sua linha de produção, investindo em tecnologia e segurança”, assegurou o executivo sem revelar o volume investido, por questões estratégicas.
Ouça a rádio de Minas