Negócios

Gema de Minas planeja fechar o ano com 20 lançamentos

Gema de Minas planeja fechar o ano com 20 lançamentos
Produção de alguns itens, futuramente, será realizada na fábrica da empresa | Crédito: Divulgação

A aposta do grupo Gema de Minas Alimentos, com sede em Capelinha, no Jequitinhonha, na expansão do portfólio de produtos deu certo. A marca genuinamente mineira e, até então, especializada em café, segue expandindo os segmentos de atuação e incrementando a oferta de produtos. Hoje já são 40 itens voltados para diferentes setores e o objetivo é encerrar 2022 com mais de 50 opções entre o próprio café, feijão, achocolatado, molhos e rosquinhas.

Apenas no primeiro semestre deste exercício foram lançados nove produtos. Para os próximos meses estão previstos outros 11, totalizando 20 neste ano. Em 2021 foram 15. Em 2022 a empresa lançou seis molhos (alho, carne, shoyu, inglês, alho com pimenta e pimenta) e rosquinhas nos sabores coco, chocolate e leite em embalagens de 600 gramas. As próximas novidades incluem uma linha de massas, azeitonas e ketchup.

De acordo com o CEO do grupo, Ivan Caldeira, metade dos novos itens é terceirizada. Mas a ideia é que, futuramente, a fabricação seja incorporada ao parque industrial localizado em Capelinha, que foi originado com a fabricação do café. Segundo ele, o projeto ainda está sendo estruturado e por isso ainda não é possível dizer quanto será investido. Atualmente, a infraestrutura local é de 20 mil metros quadrados distribuídos em um terreno de 80 mil metros quadrados.

“O intuito é tornar toda a produção própria, o que deverá ocorrer a partir de 2025, com adequações e ampliações no parque fabril. Em relação ao café e ao feijão, também já terceirizamos alguma parte para além de nossos cultivos, pois a demanda é crescente e já não conseguimos suprir”, revela.

Apenas no café Gema de Minas o mix é composto por 14 itens entre linhas de café, cappuccino, filtros e coadores. Dentre as linhas, estão os Cafés Gema de Minas, Capelinha, Midiã e Café Montes Claros.

Todos os produtos são vendidos em cerca de 450 cidades mineiras, com atuação na região dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce, Centro-Oeste de Minas e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Café e feijão são os carros-chefes da empresa. Café com 50% do faturamento e o feijão entre 35% e 40%”, diz.

Reconhecimento

Tamanho sucesso se refere à qualidade dos produtos. Prova disso é que a marca ficou entre os seis finalistas na categoria de melhor fornecedor de café no Troféu Gente Nossa Fornecedores de 2022, da Associação Mineira de Supermercados (Amis). Toda a produção é certificada com o selo Abic, o que atesta a procedência e a pureza dos produtos. Além disso, a empresa opera com maquinários que proporcionam menor consumo energético e adota práticas ecologicamente corretas, garantindo a preservação do meio ambiente.

Em relação aos negócios, os números também permanecem positivos. Em 2021, a empresa conseguiu ampliar em 20% o faturamento e a previsão, com os lançamentos, é aumentar o ritmo de crescimento e encerrar 2022 com alta de 30%.

Distribuidora

Ainda na esteira da diversificação, o grupo criou no ano passado a Gema do Brasil Distribuidora. E desde então trabalha com distribuição de itens de bomboniere, mercearia e produtos de limpeza. As entregas são feitas nas mesmas localidades onde são vendidos os produtos da marca própria. Conforme Caldeira, hoje já são comercializados 200 produtos de seis parceiros. Em breve haverá também itens para pets.

“Este negócio visa colaborar para a expansão de outras marcas que possuem qualidade e preço acessível. Usamos nossa base logística e de clientes para otimizar a logística para essas empresas”, diz. Entre as marcas parceiras estão Fiat Lux e Riclan (Freegells).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas