De olho novo comportamento da Geração Z, bares de BH investem em bebidas sem álcool

Há anos, redes sociais como Instagram e TikTok estão repletas de vídeos de pessoas fazendo exercícios físicos e comendo pratos saudáveis. Os conteúdos que vêm em forma de dicas, tutoriais e resenhas são um reflexo do comportamento dos nascidos entre 1997 e 2012, a chamada Geração Z, que costuma priorizar hábitos saudáveis e o propósito das empresas antes de consumir. Nesse sentido, os bares de Belo Horizonte acompanham essa tendência e vêm adotando alternativas para atrair esse público mais jovem – agora é o momento dos drinks sem álcool.
Percebendo a mudança de comportamento do público, o bar Amadís Drinkeria tem investido em uma carta de drinks sem álcool, com dez opções para os consumidores. “A gente sempre teve drink sem álcool, mas no início não dávamos muita ênfase. Fizemos um estudo com os nossos clientes e percebemos que havia demanda para drinks sem álcool e começamos a investir e inovar, fazer infusões, para desenvolver esse tipo de bebida”, explica o proprietário do estabelecimento, Renato Godinho.
A dona do Graffica Bar, Marilda Ribeiro, também percebeu que os clientes de Belo Horizonte estavam carentes de um cardápio de bebidas não alcoólicas que não fossem sucos ou refrigerantes.“Muitos clientes buscavam bebidas criativas e sofisticadas, similares aos coquetéis clássicos, mas sem álcool. Por isso, desenvolvemos novas opções e adaptamos receitas já existentes, garantindo que todos possam aproveitar a experiência”, comenta.
Tendência e oportunidades
O líder de Conteúdo e Inteligência da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), José Eduardo Camargo, explica que a busca por um estilo de vida saudável não é exclusiva da Geração Z, mas que esse é um aspecto muito importante para os jovens.
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“Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade do que consomem e buscam alternativas que proporcionem prazer sem abrir mão do bem-estar. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma onda chamada stealth health, ou “saúde oculta”. Ela combina sabores tradicionais e que trazem indulgência com algum elemento mais saudável para dar o conforto de que o que se está consumindo faz bem à saúde”, comenta.
A busca por consumir de forma mais saudável é vista por Renato Godinho como uma forma de melhorar o lucro do Amadís. “Essa mudança de pensamento dos jovens entre 20 e 28 anos gera lucro e trouxe um aumento no ticket médio, porque uma pessoa que antes bebia um suco ou um refrigerante, agora, vai tomar uma bebida mais complexa”, comenta.
Para Godinho, a presença de bebidas não alcoólicas no cardápio também ajuda os clientes a não consumirem álcool por pressão dos amigos. “Com outra opção no cardápio, as pessoas deixam de pressionar os outros a beberem, o que é muito comum em encontros com amigos e familiares”, observa.
Mudança no comportamento
Conforme uma pesquisa divulgada pela Ticket, a Geração Z está preocupada se o que consomem não somente é prazeroso, mas também está alinhado com os valores individuais. Nesse contexto, a reputação on-line dos estabelecimentos é extremamente relevante para a tomada de decisões desse público.
Ainda segundo a pesquisa, o Instagram é a principal plataforma de influência nas decisões de consumo da Geração Z, enquanto o Google vem ganhando espaço como ferramenta de busca por bares e restaurantes.
Os negócios acompanham essa tendência: 93% dos estabelecimentos já utilizam o Instagram para se relacionar com os clientes, e o uso do Google Perfil da Empresa saltou de 1% em 2023 para 43% neste ano, de acordo com dados da Abrasel.
“A Geração Z está ajudando a provocar mudanças muito relevantes no mercado. Hoje, não basta mais servir bem. É preciso se comunicar bem, estar presente onde esse público está e entregar experiências que façam sentido para ele. Quem não acompanha essas transformações corre o risco de desaparecer do radar do consumidor”, conclui José Eduardo Camargo.
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