Gerdau cria vice-presidência para acelerar seus novos negócios
21 de julho de 2020 às 16h29
A Gerdau anuncia a criação da Gerdau Next, seu braço de Novos Negócios, focada na estratégia de longo prazo de desenvolvimento de novos produtos e negócios, adjacentes à produção de aço, e alinhada às diretrizes de inovação e disrupção da companhia.
A Gerdau Next será liderada por Juliano Prado, que chega à companhia após passagens por empresas como Shell, Raízen e Cosan e se reportará diretamente ao CEO da empresa, Gustavo Werneck.
“Com a Gerdau Next, vamos expandir e acelerar os novos negócios que têm sido criados pela Gerdau nos últimos anos para que em um futuro breve possamos atingir nosso objetivo de termos 20% das receitas da Gerdau provenientes de novos negócios relacionados à cadeia do aço e adjacentes. Reforçamos o compromisso de aumentar a geração de valor para nossos clientes e de ter um papel ativo na oferta de soluções e produtos inovadores para as cadeias em que estamos presentes”, afirma o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, Gustavo Werneck. “Juliano contribuirá para que a companhia, que completa 120 anos em 2021, fortaleça ainda mais seu perfil empreendedor.”
Projeto Futuro Gerdau – A Gerdau desenvolveu, em 2019, um trabalho de definição da estratégia da companhia para os próximos dez anos. Chamado de Futuro Gerdau, o trabalho considerou não só o mercado brasileiro, mas também mercados globalmente importantes para a indústria do aço, como a China e os Estados Unidos.
Na discussão de prioridades e investimentos futuros no período considerado, foram levadas em conta uma avaliação dos ativos atuais da empresa, as tendências dos setores em que a Gerdau está inserida e as visões de como poderá ser a Gerdau no futuro.
Um balizador importante desse trabalho é a percepção de que as mudanças em curso no mercado global apontam para um caminho: que a Gerdau se afaste do modelo de produtora de commodities para se tornar cada vez mais uma provedora de serviços e produtos de alto valor agregado.
No horizonte inicial de dez anos do Futuro Gerdau, uma parcela de 20% do faturamento da companhia deverá vir de novos negócios e produtos focados no complemento da proposta de valor a seus clientes e nas oportunidades existentes nas cadeias em que atua.
Para chegar lá em uma década, o caminho é a inovação disruptiva na cadeia de valor do aço. Cinco eixos balizarão esses investimentos em inovação, com um valor previsto de até US$ 1 bilhão em dez anos: Novos modelos de interação com fornecedores e clientes, facilitados por tecnologias digitais; Novos materiais, incluído o grafeno; Futuro da construção; Futuro da indústria; e Futuro da mobilidade.