Gerdau renova parceria para fornecer aço sustentável para o Rock in Rio

Já há algumas edições, o Rock in Rio tem metas sustentáveis para 2030, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). E o aço produzido em Minas Gerais é parte fundamental desse processo.
É que a Gerdau e a Rock World, organizadora do evento, renovaram a parceria de fornecimento do aço utilizado no principal palco do festival, e o aço produzido pela siderúrgica nas operações localizadas no Brasil e, especialmente no Estado, para a construção do Palco Mundo do evento em 2022, será totalmente reciclado e utilizado no Palco Mundo do Rock in Rio 2024.
As informações da edição deste ano, que acontece nos dias nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, foram detalhadas nesta quinta-feira (25), em São Paulo. A estimativa é que 700 mil pessoas passem pela Cidade do Rock nos dias do evento, que já tem quatro datas com ingressos esgotados e, neste ano, celebra 40 anos.
Segundo o CEO da Rock World, Luis Justo, as obras já começaram. E neste ano serão utilizadas 200 toneladas de aço para a montagem de 86 módulos cenográficos, pesando 550 kg cada.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“As placas serão redispostas para fazer um Palco Mundo ainda maior, com 860 metros quadrados, sendo 104 metros de largura e 30 metros de altura, o que equivale a um prédio de 10 andares e com seis telões de LED, marcando um novo recorde histórico do festival”, explicou.
Sobre o plano de sustentabilidade do festival, ele disse que o projeto nasceu, em 1985, já com o propósito de transformar vidas e cenários, por meio de seu alcance. Por isso, o propósito de ser mais do que uma plataforma de entretenimento e diversão, é também conectar pessoas, empresas e instituições engajadas na construção de um mundo melhor.
“Foi então que buscamos entender o que podíamos fazer e de que forma poderíamos usar nosso evento e nosso produto nessa ideia. E com isso vem uma série de preocupações seguidas. Já somos certificados há 15 anos com a ISO 2021, por exemplo, mas seguimos sempre em busca de mais renovação”, afirmou.
Para se ter uma ideia, conforme o plano de sustentabilidade da Rock World, a empresa se compromete a cada evento, incluindo o Rock In Rio a trabalhar com:
- mobilidade sustentável;
- acessibilidade;
- sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores;
- Certificação na norma ISO 20121 – eventos sustentáveis;
- Cálculo da pegada carbônica e mitigação das emissões;
- Entrega de certificado Carbono Zero a todos os artistas;
- Exigente plano de gestão de resíduos;
- Reutilização de materiais entre eventos e edições;
- Doação de materiais no final do evento;
- Doação de sobras alimentares em boas condições para famílias carenciadas;
- Prémio para patrocinadores e fornecedores com melhores práticas de sustentabilidade;
- Exigente dimensionamento do abastecimento de energia com vista à poupança.
Justo também enalteceu a renovação da parceria com a Gerdau, como parte fundamental desse processo.
“A gente quer que 100% dos resíduos do festival sejam destinados para reciclagem e para reutilização. Para isso, precisamos de um progresso e a cada edição vamos nos desafiando e temos conseguindo encontrar tecnologias e parceiros como a Gerdau para atingir esse objetivo”, ressaltou.

Já o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, ressaltou que a siderúrgica busca esse tipo de parceria com o intuito de deixar legados. Para ele, é importante que as organizações reflitam sobre seus papéis junto à sociedade na resolução de problemas estruturais, sociais e ambientais, de forma a construir legados.
“Já fazemos isso internamente. Temos um programa de escuta e acompanhamento dos nossos colaboradores e familiares e já conseguimos intervir em processos que pedem atenção. Mas queremos ir além. Eu, particularmente, penso muito a respeito do legado que podemos deixar para um mundo e um Brasil melhores. São grandes as mazelas nas áreas de
saúde mental, acidentes de trabalho, no próprio mercado de trabalho e muitas outras questões. E o que podemos fazer enquanto empresas é buscar parcerias que possam entregar soluções para problemas que a gente vive no dia a dia”, defendeu.
E, neste sentido, o executivo lembrou que 71% do aço produzido pela Gerdau vem da reciclagem da sucata, o que impacta 1 milhão de pessoas, entre catadores e cooperativas, pela cadeia de reciclagem da companhia. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa da empresa, de 0,88 toneladas de CO2 por tonelada de aço, representam, aproximadamente, metade da média global de emissões do setor de aço (1,91t de CO2 por tonelada de aço).
“Tenho muita alegria de renovar essa parceria e tenho certeza que isso é só o início das contribuições que podemos juntos dar para a sociedade brasileira. O País nunca precisou tanto da iniciativa privada e de parcerias. E esse nosso movimento amplia um pouco a visão do legado que podemos deixar”.
Vale dizer que grande parte das operações da Gerdau está em Minas, o que, na prática, significa que cerca de 70% do aço da companhia é produzido nas plantas localizadas no Estado. E que o aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades.

Chilli Beans se une à Gerdau no Rock in Rio
Outro grande anúncio feito na coletiva foi a parceria entre a Gerdau e a Chilli Beans, maior marca brasileira de venda de óculos na América Latina, para a criação de uma coleção inédita com óculos feitos de aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024.
A apresentação da linha foi realizada pelo embaixador da Gerdau no festival, o músico e compositor mineiro Rogério Flausino, que se apresentará no evento no dia 21 de setembro. Os óculos poderão ser comprados nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, durante o Rock in Rio Brasil 2024, ou pela internet, no site da empresa.
O design dos óculos feitos de aço homenageia a cenografia do Palco Mundo da edição comemorativa de 40 anos do maior festival de arte, cultura e entretenimento do mundo, que foi toda construída com aço Gerdau 100% reciclável.
Os traços e o design do palco poderão ser encontrados nos dois modelos de óculos disponíveis para compra pelo público.
O CEO da Gerdau adiantou que para cada óculos da coleção que for vendido, a siderúrgica irá doar 20% do valor para o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa segue com a atuação da Gerdau, em parceria com o Rock in Rio, a Fundação Volkswagen e a ONG Gerando Falcões.
Programação Palco Mundo – Rock in Rio Brasil 2024
13 de setembro: Travis Scott, 21 Savage, Ludmilla, TETO, Matuê e WIU14 de setembro: Imagine Dragons, One Republic, Zara Larsson, Lulu Santos
15 de setembro: Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey, Os Paralamas do Sucesso
19 de setembro: Ed Sheeran, Charlie Puth, Joss Stone, Jão
20 de setembro: Katy Perry, Karol G, Cindy Lauper e Ivete Sangalo
21 de setembro: Pra sempre Rock, Pra sempre Sertanejo, Pra sempre MPB e Pra sempre Trap
22 de setembro: Shawn Mendes, Akon, NE-YO e Luísa Sonza
*Mara Bianchetti viajou para São Paulo a convite da Gerdau
Ouça a rádio de Minas