Negócios

Gerdau prepara planta em MG para nova fase industrial

Iniciativa integra o planejamento de manutenção preventiva da empresa
Gerdau prepara planta em MG para nova fase industrial
Capacidade instalada da planta de Divinópolis é de 600 mil toneladas de aço por ano; planta emprega diretamente cerca de mil colaboradores | Foto: Divulgação Gerdau

A usina da Gerdau, em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, está passando por uma modernização que aumentará a eficiência operacional da unidade. A planta é uma das principais produtoras de vergalhões no Brasil, aço amplamente usado na construção civil.

A iniciativa integra o planejamento de manutenção preventiva da empresa. Entre as ações previstas, estão a troca de diversos equipamentos e componentes em todas as áreas do empreendimento, além de investimentos na reforma completa de um dos três alto-fornos da unidade e em melhorias nos sistemas de controles ambientais e estruturais dos processos.

“É uma parada planejada que traz diversos benefícios do ponto de vista das manutenções preventivas, com o intuito de garantir a segurança dos equipamentos, dos processos e das pessoas, que é um valor inegociável para a Gerdau”, destaca o gerente-executivo da usina de Divinópolis, Tiago Mascarenhas. “Também melhoraremos nossa eficiência, trazendo benefícios para os nossos controles ambientais e de processos”, sublinha.

De acordo com ele, a reforma do alto-forno começou em abril e deve ser finalizada até o dia 15 de junho. A obra, que acontece geralmente com um espaçamento de cinco anos, não resultará em aumento de produção. A capacidade instalada da planta é de 600 mil toneladas de aço por ano – o plano para 2025 é alcançar a produção nominal.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já o restante das manutenções foi iniciado no dia 1º de maio, com previsão de conclusão para o último dia do mês. Essa parada pode acontecer anualmente, mas não é uma regra. Segundo Mascarenhas, a Gerdau também realizou inspeções e ajustes nos últimos dois anos; no entanto, a deste ano é mais ampla, com mais serviços e maior interação com os equipamentos.

Geração de 1,5 mil empregos e impacto na economia local

A planta industrial da Gerdau, em Divinópolis, emprega diretamente cerca de mil colaboradores. Durante a parada programada, esse número mais que dobra, com os postos de trabalho temporários. Conforme o gerente-executivo, aproximadamente 1.500 colaboradores são contratados especificamente para atuar na iniciativa.

“É um momento importante para a economia local. Movimentamos a rede hoteleira, o setor de alimentação, além dos setores de serviços e produtos. Acreditamos que é um momento que contribui para o desenvolvimento da comunidade e da cidade em si também”, afirma.

Investimentos da empresa em Minas Gerais em 2025 somarão R$ 3 bilhões

A Gerdau não revelou o valor investido na modernização da usina do Centro-Oeste mineiro. Contudo, sabe-se que o grupo pretende aportar R$ 3 bilhões em Minas Gerais ao longo deste ano. O montante representa exatamente a metade do total previsto para ser aplicado no País em 2025, em projetos voltados à manutenção e à competitividade.

Os projetos de manutenção estão associados ao prolongamento da vida útil e às melhorias operacionais dos equipamentos, com o objetivo de manter o desempenho das unidades. Já os projetos de competitividade estão relacionados ao crescimento da produção, ao aumento da rentabilidade e à modernização das unidades, tendo como premissas o aprimoramento das práticas de sustentabilidade, além do desenvolvimento sustentável e econômico do negócio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas