Custos e benefícios da gestão de frota de veículos devem ser analisados pelas empresas

Ter uma frota própria de veículos pode ser uma decisão estratégica importante, no entanto é preciso avaliar criteriosamente os custos envolvidos, alerta o CEO da For You Fleet — empresa de soluções em locação de veículos por assinatura para pessoas físicas e terceirização de frotas executivas para empresas —, André Campos.
“Ter uma frota própria pode oferecer vantagens como maior controle sobre a logística e utilização dos veículos. No entanto, é crucial realizar uma análise detalhada dos custos e benefícios, considerando outras alternativas, como por exemplo, a terceirização desta frota”, analisa.
Ele explica que os custos devem ser avaliados, como o investimento inicial na compra dos veículos, além de taxas e impostos, bem como manutenção e reparos, que inclui manutenção preventiva (troca de óleo, pneus, etc.) e corretiva (reparos inesperados).
Há ainda gastos com seguros e deve ser considerada também a depreciação (perda de valor dos veículos ao longo do tempo), além dos gastos com gestão de frota, com salários de funcionários responsáveis, como gerentes de frota e motoristas. Além disso, há os investimentos do sistema de gestão, como a aquisição de software para monitoramento e otimização da utilização dos veículos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O executivo também aponta os custos associados à manutenção de registros, conformidade com regulamentações e auditorias terceirizadas e ainda os possíveis gastos com multas e penalidades.
Terceirização pode ser opção
Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) mostram que a terceirização de frotas pode gerar uma economia de até 47% para as empresas, que mensalmente podem ter gastos em torno de R$ 2 mil para cada veículo, dependendo do modelo, e sem contar as burocracias com documentação, emplacamento, seguros e gestão de multas.
Campos lista algumas vantagens que as empresas de diferentes portes e segmentos podem obter ao aderir ao serviço de terceirização de frotas, entre eles, o investimento da compra do veículo é da locadora, dessa forma a empresa foca no core business. Além disso, gastos com taxas e impostos, bem como manutenção e reparos também fica por contada locadora, etc.
“Estima-se que a economia com manutenção possa variar de 15% a 30%, dependendo do tipo de veículo e da intensidade de uso. Sendo assim, dentro da eterna necessidade corporativa de fazer mais com menos, a terceirização de frotas tem sido uma estratégia utilizada pelas companhias para otimizar os custos do negócio sem abrir mão do conforto de ter os veículos à disposição”, diz.
Além disso, o executivo destaca que ao deixarem de fazer a gestão desses automóveis, os colaboradores da organização têm mais tempo para se dedicar aos negócios da empresa.
E Minas Gerais é destaque no mercado de locação de veículos. No ano passado, por exemplo, o Estado deteve a maior frota do País, segundo dado do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG).
Ouça a rádio de Minas