Negócios

Gestão qualificada traz benefícios para as pequenas mineradoras

CEO da Minerion, Ivan Pereira ressalta que gestão adequada leva à excelência operacional
Gestão qualificada traz benefícios para as pequenas mineradoras
Pereira: com uma gestão adequada, as empresas conseguem ter excelência operacional | Crédito: Gabriel Rodarte

Uma área que, por vezes, é posta em segundo plano pelas pequenas e médias mineradoras é a gestão de suas atividades. Entretanto, a adoção de uma gestão estruturada e eficiente traz benefícios significativos para essas empresas, por exemplo, impulsionando a rentabilidade e ajudando-as a corrigir erros das operações que trazem prejuízos, transformando-os em lucro.

Conforme o CEO da Minerion, Ivan Pereira, com uma gestão adequada, as companhias conseguem ter excelência operacional. Isso inclui encontrar um equilíbrio entre maximizar a produção e minimizar os custos, que na prática significa produzir mais com menos recursos, além de acelerar o carregamento e escoamento de mercadorias, agilizando o atendimento aos clientes.

Pontos básicos, mas essenciais para as empresas, como o custo produtivo, podem ser acompanhados com uma gestão apropriada. São itens que precisam estar nas “mãos” das pequenas e médias mineradoras no momento certo, uma vez que estão ligados à saúde financeira e impõem sérios riscos aos negócios, sendo imprescindíveis para tomadas de decisões.  

Segundo o executivo, uma gestão estruturada facilita o cumprimento de legislações e de demais questões burocráticas e também não deixa as companhias ficarem pelo caminho. “A gente vê empresas que têm tudo: produto de qualidade e mercado para comprá-lo, mas que, por falta de gestão ou imaturidade na gestão, acabam se perdendo no negócio”, pondera.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Por outro lado, as pequenas e médias mineradoras que aderem a uma gestão eficiente ocupam lugares que, geralmente, são ocupados pelas grandes. Exemplo disso são aquelas que atuam no segmento de minério de ferro, no qual tem gigantes que se beneficiam de altos investimentos, estratégias robustas e capacidade de negócio que empresários menores podem não alcançar.

Pereira destaca que têm inúmeras empresas que não só operam na área de minério de ferro, como alcançam excelentes resultados. O desempenho positivo é graças a uma gestão segura, visto que no mercado de commodity os preços são bastante voláteis e o volume de produção pode aumentar ou diminuir dependendo do momento, podendo até mesmo implicar na paralisação de operações. 

Acesso à gestão eficiente está menos elitizado 

Para o CEO da Minerion, empresa fundada em Arcos, há 27 anos, especializada em software de gestão dedicado à indústria da mineração, está mais fácil ter acesso a uma gestão eficiente neste momento. Isso porque a tecnologia evoluiu e está disponível a um custo viável. 

Conforme Pereira, a própria solução que eles oferecem é um exemplo, pois há algumas décadas era elitizada, ou seja, somente para quem tinha recursos para grandes investimentos. Mas isso mudou. “Hoje, eu te digo que nós temos inúmeros cases de pequenas e médias que conseguem ter um nível de gestão até mais apurado e integrado do que uma grande empresa”, ressalta.

Empresa vislumbra oportunidades de crescimento

Recentemente, a Minerion passou por um rebranding, buscando maior exposição e se tornar referência no mercado. Originalmente batizada de Delphi, a empresa adotou uma nova identidade visual e os resultados da mudança já estão sendo sentidos. O novo posicionamento a levou a ter um estande pela primeira vez na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram).

À reportagem, o CEO destaca que o Brasil tem em torno de seis mil operações de mineração de pequeno e médio portes, e a companhia atende cerca de 7%, com margem para crescimento. São mais de 300 clientes no País, e Minas Gerais responde por cerca de 20%. As duas áreas de atuação mais fortes da Minerion são as de materiais agregados para construção civil e o de calcário para agricultura. A empresa vislumbra oportunidades no mercado de materiais críticos. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas