Com solução voltada para o varejo, GIC Brasil foca em expansão no mercado mineiro

A GIC Brasil, empresa especializada em automação para operação de “chão de loja“, está expandindo as operações com foco em Minas Gerais. O objetivo da companhia é liderar o avanço da modernização nas operações de varejo no Estado, com soluções que atendam às demandas do mercado mineiro. A meta é alcançar 500 lojas até 2030.
A GIC tem todo trabalho voltado para uma única solução, a plataforma RUB, desenvolvida em 2008. Essa tecnologia busca aprimorar a experiência de compra e simplificar processos no varejo, além de proporcionar uma redução de custos e oferecer gestão e controle eficazes nas operações.
A solução já é adotada por grandes redes varejistas brasileiras e será apresentada às empresas mineiras na próxima edição da feira Superminas – Food Show, realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) entre os dias 22 e 24 deste mês.
O CEO da GIC Brasil, Ivan Fernandes, destaca que essa tecnologia permitirá que os varejistas de Minas reduzam os custos operacionais e melhore a qualidade do atendimento oferecido aos clientes.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para ele, a expansão para o mercado mineiro é mais do que uma oportunidade de negócio, é também um compromisso com o desenvolvimento regional. “Queremos apoiar as empresas locais em sua jornada de transformação digital, oferecendo tecnologia que ajude a melhorar o desempenho operacional e o atendimento ao cliente”, afirma.

Fernandes relata que, inicialmente, a empresa não havia obtido uma grande penetração no mercado mineiro. Segundo ele, Minas Gerais possui um mercado um pouco mais cauteloso em relação à adoção de novas tecnologias.
No entanto, o empresário pondera que esse comportamento mais cauteloso é algo comum no mercado de tecnologia, uma vez que em muitos casos os clientes acabam se sentindo abandonados no momento da implantação. Sabendo disso, a GIC Brasil aposta na relação de parceria com os clientes em todas as etapas do processo.
“Entendemos que Minas é um mercado onde precisamos entrar com um atendimento ao cliente bem feito e dedicado. O nosso propósito é transformar o ecossistema do varejo e, para isso, é preciso entrar em mais regiões”, afirma.
O executivo destaca que o setor supermercadista mineiro faturou cerca de R$ 68 bilhões em 2023 e é formado por grandes redes varejistas. “Queremos entrar para realizar o nosso propósito, fazendo a gestão do varejo alimentar em Minas Gerais”, completa.
De acordo com Fernandes, a empresa já está realizando uma prova piloto com um cliente que possui operações no Estado. O CEO da GIC Brasil destaca que a expectativa é alcançar a marca de 500 lojas atendidas em Minas até o final de 2030.
Principais desafios enfrentados pelos varejistas
Ivan Fernandes ainda aponta que muitos clientes da empresa não têm conhecimento do tamanho da ruptura presente no “chão de loja”, e sofrem com dificuldades na governança do negócio.
“Com a solução, conseguimos mensurar o tamanho da ruptura de disposição e quais são os produtos”, afirma.
Fernandes relata que a média de ruptura observada entre os clientes da empresa é de 23% de ruptura de exposição, ou seja, os produtos foram comprados e estão dentro da loja, mas não estão expostos para os clientes.
“Isso gera um passivo que vai caducar e vai gerar perda para o varejista. O varejo não consegue rastrear”, pontua.
O executivo ainda explica que, em média, um varejista trabalha com 12 mil a 15 mil Stock Keeping Unit (SKUs), em tradução livre para o português “unidade de manutenção de estoque”, ou simplesmente diferentes tipos de produtos. No caso das operações do modelo de atacarejo, esse número passa para cerca de 9 mil SKUs.

Além das questões relacionadas às rupturas, Fernandes também destaca outros pontos que geram dificuldades tanto para os varejistas mineiros quanto para todo mercado nacional, como a deflação, que impactou nas margens dos negócios, e a alta rotatividade de profissionais, além da baixa capacidade para captação e treinamento de novos talentos.
Sobre a GIC Brasil
A GIC Brasil está presente no mercado há mais de 20 anos, e está entre as líderes em automação para operação de chão de lojas, com soluções para gestão da cadeia de suprimentos no varejo. O foco da empresa é a melhora da experiência de compra, simplificação dos processos e transformação dos negócios.
As soluções da empresa estão disponíveis em mais de 1.300 lojas no Brasil, impactando cerca de 20 mil usuários. Além disso, a GIC está presente nos principais supermercados e atacados do Brasil e vem expandindo seu negócio na América Latina e África, com clientes no Panamá, Colômbia e em Angola.
“Nós ainda estamos realizando um teste piloto na Costa Rica e em Porto Rico”, relata o CEO da GIC Brasil.
Essas soluções otimizam a operação do chão de loja, reduzem as perdas e fornecem dados em tempo real para os varejistas, garantindo a rentabilidade e eficiência do negócio.
Ouça a rádio de Minas