Rede de chocolates sem açúcar GoldKo inaugura primeira loja em Belo Horizonte

A rede de chocolates sem açúcar GoldKo abre, nesta quinta-feira (4), a primeira loja da marca em Belo Horizonte. A empresa possui nove operações no Brasil, sendo uma em Minas Gerais, e pretende contar com 500 unidades em funcionamento no País em até dez anos.
A nova loja mineira será inaugurada no empreendimento Jardim Belvedere, na avenida Paulo Camilo Pena, no bairro Belvedere, na região Centro-Sul da cidade. Já a primeira operação da marca de chocolates no Estado está localizada na cidade de Varginha, na região Sul de Minas.
O CEO da GoldKo, Gregory Goldfinger, afirma que a empresa pretende lançar outras duas unidades na Capital em 2025. As novas operações devem ser inauguradas em shoppings de Belo Horizonte nos meses de março e junho do próximo ano. “Nós estamos bastante animados com esta primeira inauguração e para as outras que acontecerão nos próximos meses”, declara.
De acordo com o empresário, a região entre Belo Horizonte e Nova Lima, na Grande BH, possui um potencial para receber até dez operações da marca, tanto de rua quanto de shopping. “Esse é o número que nós queremos atingir no médio prazo, especificamente em Belo Horizonte”, pontua.
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Goldfinger destaca que Minas Gerais possui outras cidades capazes de receberem uma loja da rede. Dentre elas, ele destaca Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Montes Claros, no Norte do Estado; Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas; Pouso Alegre e Poços de Caldas, na região Sul de Minas Gerais.
“Existe uma porção de outras cidades, uma vez que o Estado é muito grande com muitos municípios. Existem muitos lugares para ser explorado”, completa.
Porém, o dirigente pontua que o tamanho do Estado também exige um pouco mais de cautela quanto aos planos de expansão no mercado mineiro. O CEO explica que o processo começou em Varginha, pelo fato da cidade abrigar a fábrica da empresa, e segue para a Capital, com o objetivo de se estender para a região e outros municípios periféricos.
“Como é o caso de Tiradentes e Ouro Preto que também comportam as nossas lojas, por ter um fluxo turístico relativamente grande nos finais de semana e feriados”, exemplifica.
Na visão do CEO da GoldKo, o fluxo de pessoas está entre os fatores determinantes para a escolha de uma nova cidade. Por outro lado, a renda da população local, segundo ele, não é algo tão importante para a marca, uma vez que ela trabalha com produtos de diferentes preços e atende diversos públicos.
O empresário avalia que o mercado mineiro, no geral, tem capacidade para abrigar cerca de 10% do total de lojas previstas para os próximos dez anos, o que equivale a aproximadamente 50 unidades no Estado. “Minas Gerais é um estado grande e capaz de comportar dezenas de lojas com toda certeza”, diz.
Ele relata que, atualmente, Minas representa entre 3% e 4% do faturamento total da empresa, muito abaixo do observado em São Paulo, por exemplo, que responde por 82% das vendas da GoldKo no País. No entanto, Goldfinger ressalta que à medida em que a rede vai aumentando os esforços comerciais em Minas Gerais, maior será a importância do mercado mineiro para a marca.
O dirigente também explica que as inaugurações previstas para Belo Horizonte servem para reforçar a presença da marca em uma forte praça, a mais relevante do Estado, e consequentemente expandir a atuação da empresa para outras regiões de Minas.
“É provável que Minas ganhe, nos próximos anos, maior relevância. Eu entendo que o mercado mineiro deverá converter para, no mínimo, 10% das vendas da companhia”, completa.
GoldKo tem bom desempenho em 2024
O CEO da GoldKo relata que o desempenho das operações da empresa neste ano, tanto as mais recentes quanto as mais antigas, foram muito acima do esperado, com uma rentabilidade média superior e um tempo médio de retorno do investimento abaixo do que era previsto pela rede.
“A maioria das novas lojas já estão dando resultado positivo desde o primeiro mês de operação e nós estamos bastante animados com isso”, destaca.
Para esse período de final de ano, a rede, segundo o empresário, tem apostado em uma gama de produtos sazonais voltados para o Natal, com o objetivo de entender como o mercado reage a esse tipo de iniciativa. “Em quase dez dias que esses produtos estão nas lojas, nós já vendemos quase metade da coleção”, relata.
Ele ressalta que essa linha de Natal tinha como objetivo servir como um teste para o mercado, mas acabou apresentando uma boa produtividade quanto às vendas da coleção. Esse resultado gera ainda mais confiança para o próximo Natal, com maior volume de produtos disponíveis.
Franquias da rede de chocolates
O valor necessário para iniciar as operações de uma franquia da rede GoldKo é de cerca de R$ 300 mil, incluindo taxa de franquia. A venda média de uma loja da marca é de R$ 120 mil, mas pode variar a depender do modelo da loja.
Já o tempo médio de retorno do investimento nessas operações varia entre 24 e 36 meses, dependendo do tipo de unidade implantada. “Mas nós também temos casos de lojas com payback convertido em seis meses”, afirma Goldfinger.
O CEO da empresa ressalta que para se tornar um franqueado da marca é necessário ter vontade para trabalhar e ser um bom vendedor, segundo ele, essa característica é tão importante quanto a experiência no setor de varejo. “É muito mais uma questão de ter paixão e gostar de lidar com pessoas e ter essa ‘veia vendedora’”, completa.
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