Governo de Minas Gerais fecha parceria com ABF

Começou nesta quarta-feira (26), a 31ª edição da ABF Franchising Expo, em São Paulo. A feira de franquias reúne mais de 440 marcas expositoras até o dia 29 de junho. A abertura foi marcada pela assinatura de um despacho governamental entre o Governo de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o documento visa incluir o setor de franquias na política pública de desenvolvimento econômico do Estado.
“Com o despacho sinalizamos o compromisso do Governo de Minas com o franchising. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), vamos atuar com todo o sistema de desenvolvimento econômico, junto com o BDMG e a Fapemig. Queremos que mais franquias sejam abertas e que mais franqueadores surjam e venham para Minas Gerais”, explica.
O setor de franquias em Minas Gerais vem, segundo dados da ABF, acompanhando os resultados nacionais do setor. No primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023, o franchising mineiro passou de R$ 4,437 bilhões para R$ 5,252 bi em faturamento, somando 18,4% de aumento.
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O segmento de maior destaque é o de “Saúde, beleza e bem estar”, com 25% de participação. Em termos de crescimento, o melhor desempenho ocorreu no de alimentação (comércio e distribuição), com 60,9%. O crescimento está em linha com o resultado nacional registrado no mesmo período de 19,1%.
Segundo o diretor-regional da ABF Minas, Antônio Bortoletto, a criação do grupo de trabalho vai permitir que franqueadoras e franqueados tenham um caminho facilitado no que diz respeito à burocracia do Estado, permitindo, inclusive, a interiorização das marcas e o consequente desenvolvimento local.
“O franchising é a porta de entrada do empreendedorismo, mas não há como crescer da forma que desejamos sem o apoio do governo. Recebemos com muita alegria e expectativa que essa assinatura vá ajudar franqueados e franqueadores que desejam estar em Minas Gerais. Agora vamos construir um grupo de trabalho com pessoas estratégicas da ABF e da Codemge. O objetivo é levar mais conhecimento e mais negócios, especialmente, para o interior, fomentando o crescimento local”, destaca Bortoletto.
Entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024, o número de unidades franqueadas em Minas passou de 16619 para 17491 (5,2%). Destaque para “Alimentação (comércio e distribuição)” com 29,7% de participação. Já no número de empregos diretos, o setor passou de 140276 para 149367 vagas, variando 6,5%.
“Temos em Minas um importante polo de franchising no Brasil. Esse acordo vem não só no sentido de coroar, mas também para atrair investimentos para Minas. Não é um acordo apenas para franqueadores estabelecidos no Estado, ele também alcança franqueados que desejam empreender no Estado. Está sendo discutido através da regulamentação que vem após a assinatura, mas sem dúvida teremos fontes de financiamento com um perfil de crédito mais palatável para o empreendedor e a Codemge tem um papel importante nesse arranjo e outras políticas públicas de subsídio”, completou o presidente da ABF.
Sobre a ABF Franchising Expo 2024
A ABF Franchising Expo 2024, maior feira de franquias do mundo, evento promovido pela ABF, segue até o dia 29 de junho. O espaço de 32 mil metros quadrados deve receber mais de 60 mil pessoas até sábado.
Dez marcas mineiras participam da feira. Segundo dados da ABF, o setor de franquias cresceu 19,1% entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024. No Estado, o crescimento foi de 18,4% no mesmo período.
De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, entre as novidades, existe um grande interesse de marcas estreantes e forte presença de segmentos como moda e nichos como óticas, minimercados e até uma inédita franquia de licitações. São 112 novas marcas expositoras. Integram esse grupo redes que participam pela primeira vez da feira, ingressantes no setor ou que estão há pelo menos cinco anos sem expor, além de empresas fornecedoras. O número equivale a cerca 25% do total das mais de 440 marcas expositoras.
“A cada ano podemos constatar o dinamismo do setor de franquias, a sua diversidade, inovação e o quanto ele se mantém em constante evolução por meio da ABF Expo, em todas as suas mais de 440 marcas expositoras. A feira é uma excelente plataforma para novas marcas se projetarem ainda mais no mercado e se apresentarem para os milhares de visitantes, ampliando suas oportunidades de negócios”, afirma Leite.
Segundo a ABF, o mercado de franquias superou as expectativas em 2023 e cresceu 13,8%, alcançando um faturamento de R$ 240,661bilhões, 195,8 mil operações (+6,2%) e 3,3 mil marcas franqueadoras (+3,6%). A projeção para 2024 é de um crescimento em faturamento da ordem de 10%.
* A repórter viajou a convite da ABF
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