Negócios

Governo de Minas quer rever contrato do Mineirão

Secretário de Infraestrutura afirma que medida é uma forma de reaver a possibilidade de garantir receita e realizar novos investimentos
Governo de Minas quer rever contrato do Mineirão
Governo quer que Minas Arena faça contato com os clubes mineiros para uma reaproximação | Crédito: Marcus Desimoni / Nitro

*Com Juliana Gontijo

Após o rompimento da parceria do Cruzeiro com a Minas Arena, o Governo de Minas Gerais anunciou, nesta terça-feira, que pretende rever o contrato com a atual concessionária do Mineirão. Segundo o secretário de Estado de Infraestrurura e Mobilidade, Fernando Marcato, o interesse do Estado é de criar o Comitê de Esporte, Cultura e Lazer (CECL), que ficará responsável por discutir e deliberar, mensalmente, alternativas para fazer com que o estádio volte a ser palco de partidas.

A previsão é que o comitê esteja funcionando em até 15 dias e a concessionária terá de apresentar um calendário para os próximos 12 meses com a programação completa de eventos culturais e turísticos previstos para ocorrer no complexo do estádio.

Marcato propôs que a Minas Arena, nos encontros do comitê, busque uma reaproximação com os clubes mineiros para o fechamento da agenda de jogos.

O secretário de Infraestrutura explicou que o comitê vai tratar ainda de exigências relacionadas aos repasses referentes à obra do Mineirão, concluída em 2012. Ele afirma que a necessidade de rever o contrato de concessão é uma forma de reaver a possibilidade de garantir receita e realizar novos investimentos.

Como será formado o comitê?

Para a estruturação do comitê, o Governo de Minas propõe que o cargo de presidente seja ocupado pela atual diretoria da Minas Arena ou por indicações. Caso seja uma indicação, a função pode ser ocupada pela autoridade máxima do Estado responsável pela gestão do contrato da Minas Arena ou uma pessoa indicada por ele.

A proposta ainda permite que presidentes dos clubes mineiros, presidente das federações de futebol ou pessoas indicadas por eles possam ser membros da comissão. O movimento pretende ainda contar com membros da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), assim como de representantes de organizações da sociedade civil, desde que aprovados entre as partes.

O Governo de Minas já enviou ofícios a América, Atlético e Cruzeiro para solicitar a indicação dos representantes e agendamento de uma reunião, na qual serão definidas as datas das partidas ainda para este ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas