Negócios

Governo de Minas lança Guia de Minerais Estratégicos

Lançamento ocorreu durante a feira Annual Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC) 2025
Governo de Minas lança Guia de Minerais Estratégicos
Crédito: Diário do Comércio | Mara Bianchetti

O governo de Minas lançou o Guia de Minerais Estratégicos durante a feira Annual Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC) 2025 (Associação Anual de Prospectores e Desenvolvedores do Canadá).

A participação aconteceu por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas. O evento que aconteceu em Toronto, no Canadá, entre os dias 2 e 5 de março é considerado um dos maiores relacionadas à mineração.

O novo Guia de Minerais Estratégicos de Minas Gerais tem como objetivo atrair mais investimentos para o Estado, com informações atualizadas sobre o Vale do Lítio, terras raras, nióbio e titânio, dentre outros minerais presentes em solo mineiro. O Guia atualizado em relação ao ano passado vai ajudar na divulgação do potencial mineral e do ambiente de negócios do estado.

 “A mineração do Estado tem um reconhecimento importante no exterior, principalmente com o potencial de atração de novos investimentos para Minas, auxiliando na geração de novos empregos e renda para os mineiros”, destacou a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O gerente de Cadeias de Mineração, Siderurgia e Metal-Mecânicas da Invest Minas,Henrique Tavares, representou o Governo de Minas em um painel, no último dia 3, no qual apresentou as vantagens de se investir em Minas Gerais.

De acordo com ele, além de reservas minerais, Minas Gerais tem também muitas vantagens comparativas, entre elas a baixa emissão de carbono, já que o Estado tem uma matriz energética praticamente 100% renovável, hídrica e solar.

“Temos muito potencial para a produção de ferro com alto teor, o que contribui para a produção de aço com menos demanda de energia e de quantidade de ferro, ou seja, um aço também mais verde”, disse.

“Além das reservas de lítio, terras raras, nióbio, grafite e demais materiais que são necessários para a transição energética, temos toda uma infraestrutura de apoio do Governo de Minas, um ambiente favorável para os negócios”, ressaltou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas