Gráfica Tavares prevê avanço de 10% em 2023

Em janeiro, a Gráfica e Editora Tavares completou 99 anos de atuação no mercado, com expectativa de crescimento de 10% em 2023, segundo a diretora comercial da empresa, Myriam Tavares. Em 2022 na comparação com o ano anterior, a expansão foi de 20%.
Além de Myriam Tavares, a empresa é dirigida, desde 1980, pelos irmãos Enrique e Frederico Tavares. A origem da empresa é familiar, fundada, por Joaquim Tavares, em 24 de janeiro de 1924, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Estamos na quarta geração com a minha sobrinha Alice Tavares, que é diretora de marketing”, diz.
A diretora conta que foi em Cordisburgo, na região Central de Minas, que a família Tavares deu os primeiros passos rumo a um negócio que marcaria gerações. João Tavares, conhecido como Tio Padre, foi quem aconselhou o irmão Joaquim Tavares, a aprender o ofício. Em seguida, mudou-se para Pedro Leopoldo e, em 1924, junto com a emancipação do município, nascia também a Gráfica Tavares. Além da tipografia, que ele chamava de “oficina”, também distribuía jornais e revistas na Capital.
Dos quatro filhos de Joaquim, Geraldo, Elias, José e Baltazar, quem seguiu os passos do fundador da empresa foi José. Quase meio século mais tarde, em 1971, José inaugurou as novas instalações, onde está situada a empresa até hoje, com diversas inovações para a época. “A inovação, o pioneirismo está no nosso DNA”, ressalta Myriam Tavares.

A empresa acompanhou as diversas mudanças que aconteceram nos quase 100 anos de atuação, sem medo da velocidade da tecnologia e buscando inovar. “Estamos sempre nos modernizando, atualizando, acompanhando o que acontece no mercado”, ressalta Alice Tavares.
A diretora comercial ressalta que já ouviu falar que o papel deixaria de existir. “O que eu acredito é que ele pode ser transformado, por isso investimos em soluções com formatos diferenciados, cores, acabamentos, papéis especiais, adesivos, lonas, PVC e outros. Afinal, a gráfica passou pelas mais diversas mudanças, do linotipo à impressão digital”, diz.
Alice Tavares acrescenta que a empresa familiar, tradicional, mantém relações de longos anos com clientes, o que comprova a qualidade dos serviços prestados. “São relações duradouras, de 30, 40 anos. Também temos fornecedores que são os mesmos há muitos anos”, destaca.
Hoje, a gráfica é voltada para atender ao mercado corporativo, em especial para indústrias, como a cimenteira, além do segmento de saúde. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Souza Cruz e 123 Milhas são alguns exemplos de clientes. “Buscamos atender às necessidades dos nossos clientes com qualidade”, frisa a empresária.
Myriam Tavares explica que entre setembro e novembro é o período mais aquecido pelo segmento de brindes, influenciado pelas festividades de fim de ano. “Agora, nos últimos anos, janeiro tem me surpreendido positivamente”, conta. Além de uma forte área de brindes, a empresa trabalha com projetos personalizados, alinhados com a estratégia do cliente.
Ouça a rádio de Minas