Negócios

Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas  

Tema deste ano é “Semear Sonhos” e propõe análise sobre futuro e impactos no presente
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas  
Pedro Lázaro, com Sala de Jantar, apresenta escolhas precisas tanto no design do mobiliário quanto nas obras de arte | Foto: Divulgação Jomar Bragança

Visitar a CASACOR Minas é ter acesso a um rol elevado de inspiração e conhecimento nas áreas de arquitetura, design, paisagismo e arte. A cada edição, um time formado por profissionais é escalado para apresentar interpretações acerca do tema que, neste ano, é “Semear Sonhos”, propondo uma análise sobre o futuro que queremos e os impactos que precisamos trazer para o presente.

Esta edição conta com a participação de nomes representativos da arquitetura mineira, incluindo expoentes como Pedro Lázaro; Beth Nejm; Ana Paula Paolinelli; Flávia Roscoe; Gislene Lopes; Sérgio Viana; Manuela Senna; Ana Bahia; Joana Hardy; Antônio Grillo, Alexandre Rousset, entre outros.

A Sala de Jantar, de Pedro Lázaro, se destaca pelas escolhas precisas, tanto no design do mobiliário – boa parte assinada pelo próprio arquiteto – como nas obras de arte que assumem um papel fundamental na composição. A ideia foi criar uma sala de jantar para quem gosta de receber, propiciando um ambiente ideal para encontros sem hora para terminar. O resultado é um conjunto de peso em que a riqueza de conteúdo expõe segurança e bagagem cultural e histórica.

Beth Nejm também aposta em receber com a Confraria. A paixão por vinhos se revela na vasta adega e o destaque fica por conta do painel desenvolvido pelo Studio K2, que desconstrói digitalmente a obra Feira de Camponeses (1570), de Peeter Baltens. Cores fortes, acabamentos finos e mobiliário moderno dialogam com detalhes clássicos, criando uma atmosfera elegante e atemporal.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O Espaço Singular, de Ana Paula Paolinelli, propõe uma nova leitura para o living integrado ao jantar. O projeto foge do convencional e lança um novo olhar sobre layout e mobiliário: cada peça é vitrine de uma tendência em evolução, criando uma harmonia inesperada entre rigidez e maciez.

O Living do Colecionador, de Joana Hardy, reúne formas, matérias e referências que atravessam o tempo. O estar e a sala de jantar se fundem e cada peça de mobiliário, assinada por grandes nomes do design brasileiro e, em especial, por arquitetos mineiros, carrega consigo o respeito à história, à matéria e ao fazer manual.

Com uma estética refinada e atual, o Living Mineiridade, de Flávia Roscoe, é uma homenagem à cultura do Estado. Na curadoria, o equilíbrio do mobiliário com a arte, ocasionando um convite à permanência e contemplação. Entre os artistas, destaque para as peças de Maria Lira Marques, ícone do Vale do Jequitinhonha, em contraste com a contemporaneidade dos também mineiros Ricardo Homem e Bruno Cançado.

A Sala Elos, de Gislene Lopes, é outro espaço pensado para quem gosta de receber. O destaque fica por conta das peças desenhadas pela arquiteta, como o balcão em pedra sabão e madeira, a estante e a marcenaria, além da presença marcante da arte, que reforça o caráter autoral.

A CASACOR Minas Gerais é realizada pela Multicult, e conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são: Coral Tintas, Banco BRB, ArcelorMittal. Entre os patrocínios locais, estão: PUC Minas, OOH Brasil, Brastemp e QuintoAndar. A energia oficial é fornecida pela Click Livre. A 30ª CASACOR Minas ainda conta com os apoios do Sebrae, Portinari, Guararapes, CAU/MG, NEOOH e BH Airport.

30ª CASACOR Minas Gerais

Data – até dia 5/10
Local – PUC Minas Lourdes (Rua da Bahia, 2020).
Ingressos – no site ou na bilheteria do evento

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas