Grupo alemão adquire empresas em Minas para criar centro tecnológico

17 de julho de 2020 às 0h19

img
A Vetta Tecnologia irá operar em conjunto com a SMS digital em projetos industriais | Crédito: SMS Meer / SMS Concast

Com o objetivo de expandir a presença no mercado latino-americano, o grupo alemão SMS investiu na aquisição das mineiras Viridis Soluções em Energia e a Vetta Technologies.

A operação cria um centro de competência em digitalização industrial, com ênfase em tecnologias de eficiência e sustentabilidade na América Latina.

Embora o montante investido não tenha sido revelado, o novo empreendimento irá operar com o nome Vetta Tecnologia S/A, em conjunto com a SMS digital, subsidiária do grupo SMS, que reúne empresas internacionalmente ativas na construção de plantas industriais e engenharia mecânica para a indústrias de aço e metais não ferrosos.

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM

O grupo possui cerca de 14 mil funcionários, que geram vendas mundiais superiores a 2,8 bilhões de euros e deterá o controle e a maior parte do capital, preservando a participação dos fundadores na estrutura da nova empresa.

De acordo com o CEO da Vetta, Thiago Turchetti Maia, a SMS já tinha operações no Brasil, mas em segmentos tradicionais. Com o investimento na Vetta, essa presença tende a ser ampliada não apenas no País, mas também na América Latina como um todo.

Além disso, o negócio marca a consolidação do processo de digitalização do grupo. Segundo ele, a partir do Brasil, a empresa prestará serviços e desenvolverá produtos e soluções digitais para atender os clientes da holding no mundo inteiro.

“Estamos estruturando o Centro de Competências na América Latina a partir das nossas 200 pessoas – engenheiros e profissionais de tecnologia da informação altamente capacitados. O objetivo é ultrapassarmos mil profissionais em 10 anos. Tudo isso, a partir da estrutura e do capital humano capacitado do Brasil, de Minas Gerais e, especificamente, de Belo Horizonte”, adiantou.

Conforme Maia, a Vetta atua na fronteira entre eficiência energética, sustentabilidade e gestão, em vistas de manter a competitividade das indústrias. “Trabalhamos com tecnologia de ponta, englobando todo o processo e não apenas a digitalização”, defendeu.

E com a empresa, a SMS digital passa a oferecer globalmente essas soluções de digitalização que integram todas as áreas de produção da indústria de aço e metais. Além disso, a expansão para outros setores, como produtos químicos, celulose e papel, etc., torna-se possível.

É que a Vetta vai adicionar os negócios de energia e sustentabilidade ao portfólio da SMS – áreas de importância fundamental para a indústria de aço e metais, com impactos na eficiência de custos das empresas e também como alavanca na redução da emissão de carbono.

Neste sentido, ressalta-se que a Viridis Soluções em Energia, empresa sediada em Belo Horizonte, é a criadora de uma plataforma digital inovadora para gestão de energia e sustentabilidade em indústrias de processo e grandes consumidores de energia.

Fundada em 2013, é líder em seu mercado original e agora está expandindo suas soluções para todo o mundo.

A Vetta Technologies também localizada em Belo Horizonte e fornece soluções digitais para diferentes segmentos industriais desde 2001. Com forte presença nos setores de metais e mineração, a empresa foca em projetos personalizados de transformação digital baseados em tecnologias avançadas desenvolvidas pela própria Vetta ou por outros fornecedores.

A empresa também é especializada em soluções industriais, incluindo modelos para otimização de processos e planejamento.

“Ou seja, unimos expertises. Entregamos as soluções em digitalização industrial que antes não existia no portfólio do grupo, que, por sua vez, por somar 150 anos de atuação, nos beneficia com sua capilaridade comercial. Em poucos dias iniciamos projetos em diferentes partes do mundo. É uma ganha-ganha. Através da parceria temos conseguido alavancar oportunidades significativas em tamanho e volume. Isso é criação de valor”, ressaltou.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail