Negócios

Grupo Bahamas firma parceria com companhia alemã

Veja os destaques no mundo dos negócios
Grupo Bahamas firma parceria com companhia alemã
Crédito: Lourenço Sarmento/Grupo Bahamas

O Grupo Bahamas, complexo varejista criado em Minas Gerais há quatro décadas, anuncia parceria com a Jungheinrich, empresa alemã e uma das líderes globais de intralogística com sede em Itupeva (SP) e filiais em Belo Horizonte (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), São José dos Pinhais (PR), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Leopoldo (RS), que oferece soluções para gestão de armazenagem e fluxo de materiais a empresas, além de atuar como pioneira na mobilidade elétrica de equipamentos de movimentação de carga.

O Grupo, que conta com cerca de 75 lojas no estado de Minas Gerais, oferece aos consumidores uma ampla variedade de produtos, totalizando aproximadamente 12 mil itens, e desempenha um papel vital na geração de empregos, proporcionando mais de 9 mil postos de trabalho diretos e indiretos distribuídos entre suas unidades comerciais.

A decisão de parceria com a empresa alemã reflete o compromisso contínuo do grupo em aprimorar suas operações, elevar os padrões do setor e trazer oportunidades à população da região. A parceria entre as duas empresas estava em processo de maturação há cerca de 5 anos e consolidou-se em 2023 não apenas com a locação de máquinas, mas também com atendimento full service, garantindo total disponibilidade dos equipamentos, com fornecimento de peças e mão de obra já incorporados ao contrato.

A multinacional alemã tem adotado em sua operação no Brasil – e no mundo – iniciativas para afirmar seu propósito de movimentar o mundo para um futuro mais feliz e sustentável, inspirando pessoas a cuidar de pessoas e do planeta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Associação Brasileira de Crédito Digital tem novo presidente

Empreendedor e investidor na área da tecnologia, Francisco Ferreira é o novo presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD). Fundador da BizCapital e anteriormente vice-presidente da ABCD, o executivo substitui Sandro Reiss, que retorna ao time de diretores após pouco mais de dois anos à frente da entidade.

Mestre em informática pela PUC-Rio e formado em engenharia da computação, Ferreira começou seu primeiro negócio em 2003 na área de educação corporativa, na qual, depois de uma série de fusões e aquisições, assumiu a liderança do setor. Em 2016, fundou a BizCapital, especializada em serviços financeiros para pequenas e médias empresas. Em junho do ano passado, após a fusão da fintech com a OpenCo, o profissional assumiu o posto de CTO e CPO da empresa.

Além do novo presidente, a associação anuncia também Ann Willians, COO da Creditas, como a 1ª vice-presidente, e Daniel Gomes, cofundador da Nexoos, como o 2º vice-presidente. Thiago Daniel, Diretor jurídico regulatório do PicPay, Paula Martinelli, VP do ecossistema de consignado da Neon, Gabriel Cohen, chefe de regulamentação financeira, assuntos regulatórios e relações Governamentais da Stone, e Rafael Pereira, cofundador da OpenCo, completam o quadro da diretoria. Claudia Amira segue como diretora-executiva da ABCD.

Sicoob registra crescimento na concessão de crédito para público PJ

Durante 2023 o Sicoob desempenhou um papel crucial no apoio aos empreendedores de micro, pequenas e médias empresas em suas trajetórias financeiras. Segundo os dados mais recentes da instituição, o Sicoob atingiu a marca de R$ 45,9 bilhões em crédito concedido às empresas de diferentes portes ao longo do ano passado, registrando um aumento de 8% em relação a 2022.

O cooperativismo financeiro é uma importante alternativa para o empreendedorismo brasileiro, pois oferece condições mais competitivas para o acesso a crédito, capital de giro e outros recursos financeiros.

Nesse montante, 43% do valor foi destinado especificamente às micro e pequenas empresas, o que evidencia o compromisso do Sicoob em fortalecer a base do setor empresarial. No caso das médias empresas, o crédito concedido representou 42% do total. Além disso, a carteira de crédito do Sicoob atingiu a marca de R$ 177 bilhões.

Em 2023, o Sicoob assumiu a terceira posição entre as instituições financeiras privadas que participaram do Programa Nacional de Apoio às Microempresas de Pequeno Porte (Pronampe). Nesse programa, a instituição financeira cooperativa registrou um total de mais de 170 mil operações.

Escolas de Uberlândia vão receber suporte do Sebrae Minas

Escolas municipais e estaduais de Uberlândia que atendem à Educação Básica poderão se inscrever gratuitamente para participar do Programa ALI Educação Empreendedora. De março a dezembro, as instituições poderão ser atendidas por Agentes Locais de Inovação (ALI), que juntamente com a direção escolar e equipe pedagógica, irão identificar possibilidades de construir parcerias locais, disseminar boas práticas pedagógicas, gestão e inovação no modelo de ensino.

As escolas interessadas podem se inscrever até 26 de fevereiro. Poderão se candidatar as instituições que oferecem aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, integral ou profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Uberlândia, poderão ser beneficiadas até 25 escolas, que poderão desenvolver as competências empreendedoras, o potencial criativo, a aprendizagem, disposição para agir, além da percepção e exploração das oportunidades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas