Negócios

Grupo cearense assume a São Lourenço

Grupo cearense assume a São Lourenço
Grupo passa a comandar o complexo industrial na cidade mineira/Ricardo Barbosa

A marca mineira de água mineral São Lourenço é oficialmente operada pelo Grupo Edson Queiroz, que tem sede no Ceará. No fim de agosto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da marca, que pertencia à Nestlé. Além do nome, que é referência em qualidade de água no Brasil, o grupo também passou a controlar a fonte e o complexo industrial, que ficam em São Lourenço, no Sul do Estado. Como a exploração da água da região é controlada por questões ambientais, o grupo não vai expandir a operação, mas tem planos de investimentos para gerar mais valor à marca.

As negociações entre o Grupo Edson Queiroz e a Nestlé envolveram três contratos diferenciados. Um deles é de aquisição das marcas, fontes e fábricas da São Lourenço e da Petrópolis. Outro contrato deu ao grupo a garantia de distribuição das marcas internacionais Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna. Um terceiro contrato de licenciamento permitiu que o grupo cearense explorasse a marca Nestlé Pureza Vital.

Para gerir todas essas marcas, o grupo criou uma divisão de alimentos e bebidas chamada Minalba Brasil, que também agrega em seu portfólio as marcas de água mineral Indaiá e Minalba, a linha de refrigerantes Refri, as bebidas mistas Citrus e o energético Night Power. Segundo o superintendente da Minalba Brasil, Antonio Vidal, a empresa já era líder no mercado de águas no Brasil, considerando a água vendida em embalagens de mais de 20 litros. Com a compra das marcas da Nestlé essa liderança se consolida.

“Se pensarmos só na venda de embalagens de até 15 litros – que são as mais comuns – nós passamos a ter 18,5% de share do mercado de água no Brasil. Nessa categoria de embalagem só perdemos para a Coca-Cola, que tem 19,5% de marketshare”, detalha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Aportes – O superintendente não abre o valor investido na compra das marcas e nem o aporte que será realizado nas fábricas adquiridas. Mas, ele garante que a missão do grupo é investir nas novas operações, trazendo melhorias para as fábricas e aportes para as comunidades locais onde estão as fontes de água. No caso específico da marca mineira São Lourenço, Vidal explica que os investimentos serão para geração de valor e não para a expansão de produção, tendo em vista que a exploração de água na região é controlada por questões ambientais.

“O Grupo Edson Queiroz tem a característica de ser uma empresa mais regional e que tem como valor o relacionamento com a região onde atua. Isso quer dizer que o grupo vai se aproximar do mercado mineiro e da comunidade de São Lourenço”, garante. O Parque das Águas de São Lourenço, que concentra nove fontes de águas minerais e é um ponto turístico da cidade, está entre os alvos de investimento do grupo, segundo o superintendente.

“Também há a possibilidade de investimento na fábrica. Poderemos trazer novas tecnologias não com o olhar de expansão, mas de melhoria dos processos para sermos mais sustentável, usar menos água e menos energia”, completa. Vidal também reforça a importância da aquisição da marca mineira para enriquecer o portfólio do grupo. “A água de São Lourenço é exclusiva e seu grande diferencial é que ela é gasosa na fonte, ou seja, ela é naturalmente gaseificada”, frisa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas