Grupo de BH comemora crescimento de 80% ao ano

A recente consolidação do setor funerário no Brasil passa pela chegada do Grupo Zelo ao mercado há cinco anos. A empresa, especializada em death care e nascida em Belo Horizonte, vem ampliando vigorosamente seus números e mostrando que quantidade também se traduz em qualidade quando o assunto é prestação de serviços.
Presente em 14 estados e no Distrito Federal, o trabalho do grupo já se estende por mais de 1,8 mil cidades brasileiras. “Começamos com a união de quatro funerárias, em 2017, e hoje nossa operação é composta por cerca de 300 unidades, contemplando cemitérios, memoriais, salas de velório, crematórios, laboratórios de tanatopraxia e escritórios administrativos em todo o Brasil. Um crescimento médio de mais de 80% ao ano, nesses cinco anos, e que nos dá muito orgulho, pois nosso trabalho é pautado pela ética e inovação, dentro de um segmento ainda muito tradicional e familiar” explica o CEO do Grupo Zelo, Lucas Provenza.
A ampliação do Grupo se dá por meio da estratégia de fusões e aquisições de empresas que atuam no setor, culminando em um universo de cerca de 60 marcas integradas e mais de 3,5 mil colaboradores diretos. A integração das novas empresas demanda investimentos constantes em tecnologia, treinamentos, além de adequação e criação de novos espaços.
Neste ano, além do investimento direcionado para a aquisição de novas empresas, um dos principais focos do Grupo está em ações de reformulação da sua estrutura organizacional e em obras de expansão e adequação de estruturas de atendimento ao cliente e administrativas. A expectativa é investir cerca de R$ 50 milhões nessas obras. Até o momento já formam concluídas 18 obras e estão em andamento outras 21 em todo o Brasil, com previsão para finalizar até dezembro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Com uma infraestrutura robusta, podemos oferecer aos nossos clientes um serviço qualificado e respeitoso. Um dos nossos grandes diferenciais é a criação de memoriais, onde o cliente tem acesso a salas de velório modernas e bem equipadas para as despedidas. Muitas das cidades que passaram a integrar nosso escopo não tinham nenhuma sala de velório até então e agora podem contar com uma unidade de alto padrão para realização de velórios, cerimoniais funerários e outros serviços”, ressalta Provenza.
A democratização de um serviço de alto padrão para as famílias é um dos diferenciais do Grupo. “Queremos mudar a relação dos moradores das regiões onde atuamos com o momento da despedida de entes queridos. Nossas estruturas e atendimento fazem diferença no cuidado e experiência de nossos clientes desde o primeiro contato na contratação dos serviços até nas cerimônias funerárias. Agora, temos capacidade para atender, inclusive, os distritos que compõe os pequenos municípios”, revela o Diretor de Operações do Grupo Zelo, Roberto Sant’Ana.
O Grupo é, ainda, líder em número de clientes no Brasil e soma mais de 4 milhões de vidas, entre titulares e dependentes de planos, sendo mais de 600 mil planos ativos. Entre as aquisições recentes que trouxeram grande impacto positivo nesses números estão a entrada do Grupo Nobre, Plano da Paz e Grupo SBC, principais empresas do Ceará, em 2021.
“Nossos planos alcançam clientes de diferentes perfis e classes sociais. Queremos mudar o mindset do mercado, para que as pessoas não pensem na morte, mas sim na experiência da despedida, que pode ser a mais respeitosa e acolhedora possível para as famílias”, ressalta Provenza.
Ouça a rádio de Minas