Negócios

Grupo Dia conclui venda das operações brasileiras para gestora com origem em MG

A MAM Asset, gestora integrante do Banco Master, de origem mineira, será a nova responsável pelas operações da rede varejista espanhola no País
Grupo Dia conclui venda das operações brasileiras para gestora com origem em MG
O grupo espanhol se comprometeu a realizar um aporte no valor de 39 milhões de euros, em beneficio do Dia Brasil | Foto: Site do Grupo Dia / Reprodução

O Grupo Dia concluiu a venda de 100% de suas operações no Brasil para a MAM Asset Manegement, do Banco Master, conforme documento enviado pela rede espanhola à entidade financeira daquele país. E março, o grupo anunciou que fecharia mais de 300 lojas e três Centros de Distribuição no País, após resultados negativos no último ano. Na ocasião, o grupo no Brasil informou que continuaria operando apenas suas 244 unidades em São Paulo, encerrando assim, as operações das unidades localizadas em Minas Gerais.

Em novembro do ano passado, o Diário do Comércio publicou que as operações poderiam ser encerradas. Em nota, na ocasião, o Grupo Dia não negou a informação e confirmou que estavam avaliando oportunidades estratégicas.

Naquela época, a rede Dia possuia, em Minas Gerais, 41 unidades, somando lojas próprias e franquias de supermercados. Em relação aos colaboradores, a empresa contava com cerca de 400 pessoas apenas nas lojas próprias.

Depois, em março, a rede decidiu mesmo pelo fechamento, em uma decisão tomada no âmbito da restruturação da sua subsidiária brasileira, que abriu sua primeira loja no País em 2001. Na época, segundo a rede, após os fechamentos, seriam analisadas alternativas estratégicas para a manutenção do que restou de seus negócios no Brasil.

Já no fim de maio, o grupo confirmou o interesse em vender seus negócios no Brasil por um “preço simbólico” de 100 euros e sair do País para se concentrar em mercados mais lucrativos. Nascia na ocasião, as tratativas com a MAM Asset, gestora integrante do Banco Master, que tem origem em Minas Gerais e é controlado e comandado por Daniel Vorcaro.

“Após o cumprimento da Condição Suspensa, a Companhia informa que, nesta data (25 de junho), a transação foi concluída de acordo com os termos anteriormente divulgados na informação privilegiada publicada pela Sociedade em 31 de maio de 2024”, diz a empresa em um trecho do comunicado aos acionistas. Vale dizer que o negócio só foi fechado após autorização da Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV, sigla em espanhol).

O acordo assinado com a MAM Asset Manegement prevê o desinvestimento total por parte do grupo no Brasil e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis, como Espanha e Argentina. Nestes dois mercados, a companhia já alcançou uma posição relevante com uma estratégia focada na alimentação de proximidade distribuição.

Com este processo, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management. A companhia espanhola também se comprometeu a realizar um aporte no valor de 39 milhões de euros, em benefício do Dia Brasil.

O grupo ainda estima um cash out de 75 milhões de euros e um impacto negativo de 101 milhões de euros após a conclusão da transação.

Relembre o caso

A rede Dia Brasil anunciou, no dia 14 de março deste ano, um processo de reestruturação no País. Uma semana depois, a empresa entrou com um pedido de Recuperação Judicial. A varejista decidiu, na ocasião, pelo fechamento de 343 lojas e três Centros de Distribuição presentes no Brasil, após resultados negativos no País. O objetivo era gerar maior estabilidade à sua operação no mercado brasileiro.

O grupo ressaltou à época que, desde sua chegada ao Brasil, vinha realizando fortes investimentos no País, que não proporcionaram os resultados esperados. A situação motivou a decisão da empresa por focar nas operações argentinas e espanholas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas