Grupo Läut aposta em lançamentos para ampliar participação no mercado de RTDs
O Grupo Läut planeja fortalecer sua atuação no segmento de bebidas prontas para consumo, ou ready to drink (RTDs). A cervejaria vem investindo em lançamentos de bebidas mistas de diferentes marcas que integram o conglomerado mineiro. O objetivo da empresa é dobrar a participação desse segmento no negócio, saltando de 10% para cerca de 20% do faturamento anual nos próximos dois anos.
O CEO da Cervejaria Läut, Henrique Miranda, esclarece que o grupo projeta, para este ano, um ciclo de crescimento estruturado, com foco em expansão, eficiência operacional, fortalecimento de marca e rentabilidade. A companhia pretende ampliar sua presença geográfica e comercial, consolidando mercados onde já atua e avançando de forma seletiva em novas praças.
Além disso, o empresário afirma que a empresa também busca fortalecer parcerias com bares, restaurantes, varejo e eventos, ampliando recorrência e tíquete médio. Os produtos de maior valor agregado como linhas premium e soluções prontas para consumo e formatos de maior eficiência seguem como prioridade estratégica.
O conglomerado também pretende aprofundar o posicionamento da marca como uma empresa confiável, moderna e orientada a soluções. Miranda ainda destaca que 2026 servirá para consolidar a disciplina financeira, melhorar margens, garantir geração de caixa e preparar a empresa para novos ciclos de expansão.
O foco na gestão de pessoas, cultura de performance e práticas alinhadas à sustentabilidade e ao ESG também estão na agenda. “O Grupo Läut enxerga este ano como um período de crescimento com controle, focado menos em volume isolado e mais em escala eficiente, rentabilidade, posicionamento estratégico e solidez de longo prazo”, afirma.
Apostas da Läut para o mercado de RTDs

O CEO da empresa explica que a aposta no segmento de bebidas prontas está diretamente ligada à evolução do comportamento do consumidor e à estratégia de crescimento com valor agregado. Segundo ele, os RTDs têm potencial para ampliar o alcance da marca, oferecer margens mais saudáveis e menor complexidade logística e operacional.
Esse mercado ainda possibilita inovação em sabores, embalagens e posicionamento, fortalecendo o portfólio premium e a diferenciação competitiva. “Para o canal on-trade, representam ganho operacional, redução de desperdício, padronização de sabor e maior agilidade no atendimento, fatores cada vez mais críticos para bares e restaurantes”, acrescenta.
Entre as novidades para este ano está o lançamento do Jimmy Negroni, da marca Jimmy Destilaria. O novo rótulo segue duas tendências em crescimento: a popularização do Negroni no Brasil e no mundo e a expansão do mercado de RTDs. O produto está sendo comercializado em garrafas de 750 ml.
A empresa já possui algumas marcas de bebidas mistas em lata prontas para consumo. Entre elas está a Like Wine, que tem como grande aposta para a folia deste ano o Like Spritz, um coquetel gaseificado enlatado feito com suco de uvas brancas e 6% de teor alcoólico. A marca promete presença ativa nos blocos de rua, festas e eventos locais durante o Carnaval de Belo Horizonte.
Atualmente, o produto conta com 503 pontos de venda no Brasil. A expectativa é que o Spritz registre um crescimento de 300% nas vendas em relação ao ano anterior, impulsionado pelo reposicionamento e pela força da marca no mercado de bebidas prontas premium.

Outra integrante do conglomerado que também atua no mercado de RTDs é a Venm, que aposta no Carnaval deste ano para ampliar a distribuição e fortalecer a presença nos principais blocos e eventos carnavalescos de Belo Horizonte e de outras capitais brasileiras, visando atender a um público cada vez maior.
Miranda destaca a relação entre a bebida do grupo e o período de folia. “O Carnaval é uma das maiores celebrações populares do País, e acreditamos que a Venm representa bem esse espírito: leve, vibrante e feita para compartilhar bons momentos”, afirma.
A marca já está presente em mais de 100 pontos de venda da capital mineira e das demais cidades da Região Metropolitana. A bebida é produzida à base de gin, tangerina, capim-limão e manjericão.
De Leve com nova embalagem

A Läut também está lançando no mercado a De Leve Long Neck, em garrafa transparente, com rótulo redesenhado e uma proposta ainda mais alinhada ao consumidor que busca leveza, equilíbrio e praticidade no dia a dia. O objetivo é comunicar com mais precisão o posicionamento da marca e facilitar a leitura no primeiro olhar.
A nova embalagem promete maior sintonia com a linguagem atual do mercado, mais direta, “clean”, premium e com forte apelo de prateleira. A mudança reforça a estratégia da marca de ampliar ocasiões de consumo e consolidar, dentro do portfólio, um pilar cada vez mais relevante: produtos com menor carga calórica, menor teor alcoólico e foco em bem-estar e moderação.
Dessa forma, a De Leve passa a ocupar, de forma mais evidente, o papel de “porta de entrada” do portfólio do grupo para ocasiões em que o consumidor busca sabor e refrescância, mas com uma escolha mais equilibrada.
Principais objetivos para 2026

O Grupo Läut projeta um crescimento de 20% no faturamento de 2026 frente ao registrado no ano passado. A meta, segundo Miranda, é seguir com o mesmo ritmo de 2025, quando a empresa apresentou um avanço de 23% na comparação com o exercício anterior.
Para este ano, o foco do conglomerado está no crescimento estruturado e seletivo, com ganho de escala e aumento de participação nos canais on-trade, off-trade e eventos, além da eficiência operacional e da rentabilidade, com redução de custos unitários. “O foco é crescer preservando margens e geração de caixa”, completa.
Além disso, o CEO do grupo destaca como prioridade o fortalecimento do portfólio e a inovação, com destaque para RTDs e soluções prontas, além do aumento da recorrência, do tíquete médio e da fidelização do cliente. Fatores relacionados à governança, pessoas e sustentabilidade também estão na lista.
Ouça a rádio de Minas