Need aposta nas operações do Alphaville

A região do Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está na mira do Grupo Need, que foi criado na Capital há 11 anos para administrar as unidades da escola canadense Maple Bear. Desde 2017, o grupo investiu R$ 4 milhões em sua expansão no Alphaville. O aporte foi aplicado na ampliação da unidade da Maple Bear que está no bairro há nove anos e também na compra de uma filial da escola SEB, que foi transformada na escola Nortear. Atualmente, o grupo conta com 350 alunos na região.
A diretora do Grupo Need, Renata Coelho, explica que a história da marca com a região do Alphaville começou em 2010, quando foi aberta a primeira escola do grupo no bairro: o Maple Bear unidade Alphaville. “Implantamos essa unidade em um momento em que o bairro não tinha nenhuma escola para atender as famílias. Um grupo de pais nos procurou e nós decidimos apostar na região, vislumbrando um crescimento a longo prazo”, explica.
A diretora explica que os primeiros anos foram dedicados ao fortalecimento da primeira operação e desenho de estratégia na região. Ela lembra que a administração dos empreendimentos imobiliários passou por diferentes mãos até que, em 2013, o grupo CSul Desenvolvimento Urbano comprou cerca de 28 milhões de metros quadrados no entorno da Lagoa dos Ingleses e licenciou um projeto de uma centralidade urbana. A mudança trouxe nova visibilidade ao bairro e animou os investidores locais.
“Sempre fomos parceiros das empresas que administraram os projetos no Alphaville justamente por entender que havia um potencial a ser explorado no bairro. Mas, nos últimos anos, a região ganhou uma proposta que é diferente de tudo o que vimos. O bairro, que já atraía as famílias por causa da qualidade de vida, vai se transformar em uma centralidade e atrair ainda mais pessoas por causa dos serviços e comércios disponíveis”, afirma.
É nesse clima de confiança que o Grupo Need tem investido no bairro nos últimos dois anos. Desde 2017, a empresa investiu R$ 4 milhões em expansão física. Parte do aporte foi aplicado na ampliação da unidade Maple Bear, que atendia somente até o 5º ano. A partir deste ano, a unidade vai oferecer o segmento “Middle Years”, que atende alunos do Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano. De acordo com a diretora, a expansão foi uma demanda dos próprios moradores que matricularam seus filhos há nove anos na escola e gostariam de mantê-los nela.
“Nossos clientes participam do nosso crescimento e nós nos adaptamos para atendê-los em sua demanda de manter os filhos estudando no Alphaville”, afirma. Segundo ela, a inclusão do Middle Years exigiu investimentos mais significativos, uma vez que para essa faixa etária a escola oferece uma estrutura mais robusta em relação a laboratórios e currículo escolar.
“No Middle Years os alunos começam a ter, por exemplo, a disciplina de empreendedorismo tecnológico. Para isso disponibilizamos um laboratório específico com equipamentos e infraestrutura de alta qualidade”, destaca. É nessa faixa etária, também que é oferecida a disciplina de francês. Segundo Renata Coelho, a expansão vai gerar um aumento de 100% do número de funcionários na escola, passando de 25 para 50, sendo a maioria das contratações de professores.
Leia também:
Escolas apostam no ensino bilíngue na Capital
SEB – Os investimentos do Grupo Need na região também incluem a compra da unidade da escola SEB, que funcionava na região. E, 2017 a marca foi alterada e a escola passou a se chamar Nortear. “Com a aquisição, o grupo passa ter uma opção de escola brasileira para os moradores do Alphaville”, frisa. Apesar dos altos investimentos na região, a diretora não fala em meta de retorno no curto prazo e nem sobre a expectativa de acréscimo no faturamento do grupo. “Nossa intenção nesse momento é investir na região do Alphaville, entendendo que ela trará retorno no futuro”, afirma.
Ouça a rádio de Minas