Negócios

Grupo Petrópolis amplia mix em Uberaba

Grupo Petrópolis amplia mix em Uberaba
A planta do Grupo Petrópolis de Uberaba já iniciou a produção da Itaipava 100% Malte | Crédito: Divulgação

Com pouco mais de um ano de operação, a fábrica do Grupo Petrópolis em Uberaba, no Triângulo Mineiro, continua ganhando notoriedade entre os rótulos da cervejaria. A unidade é a maior e mais moderna do grupo e vai abrigar uma das principais produções da mais nova aposta da marca: a Itaipava 100% Malte.

A nova bebida já está sendo fabricada e chega ao mercado nacional até o próximo mês. Além da planta mineira, a cerveja também será produzida e envasada nas unidades fabris de Boituva (SP), Teresópolis (RJ), Alagoinhas (BA) e Itapissuma (PE). A intenção do grupo com a cobertura de produção, em diversos estados, é que a distribuição atenda com mais agilidade todo o território nacional.

A aposta do Grupo Petrópolis com a Itaipava 100% malte é conquistar uma fatia do mercado brasileiro de cervejas puro malte, que cresceu exponencialmente nos últimos anos. Especialistas do setor acreditam que o novo produto chega como alternativa às já tradicionais Heineken e Brahma Puro Malte – voltadas a um público com poder aquisitivo maior. No mercado de cerveja geral, a Itaipava ocupa atualmente o terceiro lugar em âmbito nacional.

“O brasileiro tem optado pelas puro malte em várias ocasiões de consumo, tanto em bares como no autosserviço. Ser uma cerveja puro malte hoje é trazer para mais perto do consumidor os ingredientes principais da cerveja. Nosso lançamento coloca o desejo do nosso consumidor no centro dos nossos esforços. Estamos atentos a este comportamento, lançando produtos que atendam plenamente o paladar dos brasileiros”, afirmou a head de Marketing do Grupo Petrópolis, Eliana Cassandre, durante encontro com a imprensa para lançamento do produto.

A coletiva antecedeu um evento de grandes proporções na Arena Fonte Nova, em Salvador, na última quinta-feira (18). A festa de lançamento teve as presenças de executivos da empresa, influenciadores digitais e de Cauã Reymond, John Drops e Cleo Pires, que foram contratados para impulsionar a marca nas mídias digitais. A noite foi embalada por shows de Thiaguinho e Jonas Esticado.

Itaipava 100% Malte

A Itaipava 100% Malte é produzida apenas com água, lúpulo e maltes provenientes da cevada. No estilo American Lager, tem uma coloração amarelo ouro, límpida e cristalina. O aroma é maltado e de cereais, e o sabor tem um leve toque frutado da fermentação. A novidade poderá ser encontrada em todas as regiões do Brasil até dezembro.

Com a combinação de todos os ingredientes, a cerveja tem o teor alcoólico de 4,8%. O rótulo harmoniza bem com carnes vermelhas, aves, peixes, castanhas, com a culinária japonesa e comidas de boteco. “A Itaipava 100% Malte chega para atender uma necessidade do consumidor, que está cada vez mais exigente no paladar e migrando para a categoria de puro malte. Então, esse novo produto nasce para agregar valor ao portfólio da marca. Uma cerveja 100% malte, 100% encorpada e 100% saborosa”, completou a head de Marketing.

O rótulo estará disponível para o consumidor em uma linha completa de embalagens: retornável de 1 litro, 600 ml e 300 ml, descartáveis de 269ml, 350ml (sleek) e 473 ml, além de long neck. Para este lançamento, as embalagens 350ml (sleek), 473ml e 600ml retornável já estarão disponíveis a partir de novembro.

Fábrica de Uberaba

No início deste mês, o Grupo Petrópolis deu início à produção da quinta linha de latas da fábrica de Uberaba, que, inaugurada em agosto de 2020 e instalada sob aportes superiores a R$ 1 bilhão, tem capacidade para envasar 128 mil latas/hora.

A nova linha aumenta a capacidade da unidade fabril de 8,5 milhões de hectolitros/ano para 11,4 milhões de hectolitros/ano. Ao todo são 108 mil metros quadrados de área construída. Esses números a colocam entre as cinco maiores do País em capacidade produtiva.

Com a implementação, a unidade fabril de Uberaba passa a contar com cinco linhas de produção em funcionamento. A terceira linha começou a operar em dezembro de 2020 e a quarta entrou em funcionamento no início de 2021. A quinta, por sua vez, foi inaugurada agora, concluindo o projeto de ampliação anunciado pela companhia em dezembro de 2020, no qual a empresa se comprometeu a investir R$ 230 milhões entre ampliação das linhas e também em frota, revendas, trade, marketing e novos negócios em 2021.

O diretor Industrial do Grupo Petrópolis, Diego Gomes, destacou que, a partir de agora a fábrica de Uberaba passa a ter a capacidade de produção completa. “Estamos muito felizes por concluir o nosso projeto inicial de expansão para 2021. Temos muito orgulho de ter a maior planta da companhia operando em Minas Gerais, com distribuição ágil para todo o País, impulsionando o desenvolvimento e a economia do Estado”, comentou.

Além das cinco linhas de envase de latas, estão em funcionamento também duas linhas de envase de garrafas, com capacidade de envasar, juntas, aproximadamente 464 mil garrafas por hora.

Para isso, os equipamentos de todas as linhas de produção foram adquiridos na Alemanha e são os mais modernos do mundo, da marca Krones, líder mundial no fornecimento para as indústrias de bebidas. Só com seus equipamentos de alta tecnologia é possível atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, um resultado alcançado apenas por cervejarias de alto padrão de produção e referência internacional.

Vale destacar, por fim, que dentre os produtos do portfólio do Grupo Petrópolis, a fábrica mineira já produz as cervejas Crystal, Lokal, Itaipava, Petra, Cacildis e agora a Itaipava 100% Malte. As cervejas produzidas na unidade são distribuídas para as cidades de Minas Gerais, com suporte também para as regiões Norte e Noroeste de São Paulo, além de Goiás, Distrito Federal e Sul do País.

(*) A repórter viajou a convite do Grupo Petrópolis

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas