Negócios

Grupo Polico investe em novos produtos para expansão

Minas Gerais está entre os três maiores mercados de atuação da empresa, que prevê crescimento de 15% no acumulado do ano
Grupo Polico investe em novos produtos para expansão
As tâmaras Jomara importadas pelo Grupo Polico são cultivadas na cidade de Al Ghat, na Arábia Saudita Foto: Divulgação / Jomara

O Grupo Polico segue inovando e atento às tendências de mercado. Em maio, a empresa iniciou a distribuição de novos produtos da Jomara no Brasil. O grupo passou a importar de Dubai, a linha completa da marca que inclui, por exemplo, tâmaras em pouch, tâmaras puras e recheadas, biscoitos Maamoul e bombons de tâmara e chocolate belga.

Com sede em Carapicuíba, em São Paulo, e uma das filiais em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Grupo Polico espera ampliar em cerca de 15% o faturamento em 2024, superando, assim, os R$ 300 milhões registrados no ano passado.

De acordo com o diretor do Grupo Polico, Luiz Fernando França, Minas Gerais está entre os três maiores mercados de atuação do grupo, que tem abrangência nacional. Com mais de 800 itens compondo o portfólio, a empresa segue em crescimento.

“Ao longo do primeiro quadrimestre, mantivemos um crescimento parecido com o registrado em 2023, em cerca de 15%. O mercado está indo bem, a cada ano agregamos novos itens e, isso, nos permite atender os clientes da maneira mais correta possível. Nossos clientes, normalmente, nos procuram por isso, pela linha completa e inovação”. 

Novos itens do Grupo Polico têm boa aceitação

Conforme França, as expectativas são positivas em relação à linha de produtos das Jomara. As tâmaras premium são importadas de Dubai. Houve testes no mercado de Belo Horizonte, onde a aceitação foi boa. Alguns itens, segundo França, esgotaram devido à demanda maior que a esperada.

“No ano passado, fizemos testes de pré-lançamento e tivemos uma boa receptividade. Em Belo Horizonte, tivemos vendas no Verdemar  e no Supernosso, neste último, com a linha completa. São várias opções como tâmaras puras e recheadas com pistache, casca de laranja, amêndoa, bombons. Temos opções de caixas presentes, o que foi sucesso e está em falta porque a venda foi superior ao imaginava. Minas Gerais tem uma participação importante nas vendas. Os produtos Jomara estão em ponto de venda em todo o Brasil”.

França explica ainda que as tâmaras Jomara importadas pelo Grupo Polico, produto rico em nutrientes e antioxidantes, tem o cultivo orgânico nas fazendas na cidade de Al Ghat, na Arábia Saudita.

Os produtos comercializados pelo Grupo Polico são destinados a supermercados, distribuidores locais, lojas de produtos naturais, indústrias e atacadistas regionais. São cerca de 800 itens em linha variando entre naturais, grãos, especiais, frutas secas e chás. Por mês, a movimentação chega a 3 mil toneladas de mercadorias.

Expansão

Além de Nova Lima, o grupo conta com mais dois centros de distribuição (CDs), localizados em Itajaí (Santa Catarina) e Carapicuíba, São Paulo. Possui também três fábricas de temperos, especiarias e processamento de frutas secas, situadas em Jandira, Cotia e Carapicuíba, todas em São Paulo.

Nos próximos meses, haverá a inauguração de mais uma fábrica em Minas Gerais, na cidade de Extrema, no Sul do Estado. A unidade, que recebeu investimentos de R$ 3 milhões, deve iniciar as operações no segundo semestre deste ano.

Conforme já divulgado pelo Diário do Comércio, a planta será composta por uma unidade fabril e um CD integrados. Com o investimento, a unidade de Extrema será responsável pelo envasamento de temperos e especiarias; processamento de frutas secas próprias e de terceiros, além de limpeza, processamento e moagem de especiarias.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas