Negócios

Grupo Sada lança programa para retificação de nome e redesignação de gênero

Denominada “Assinado, Eu”, iniciativa será realizada a partir do mês de julho, para colaboradores do grupo
Grupo Sada lança programa para retificação de nome e redesignação de gênero
A primeira colaboradora a aderir ao programa “Assinado, Eu” é a assistente de diretoria da Sempre Editora, Karoline Reis, que destaca o acolhimento da empresa | Foto: Divulgação Grupo Sada

Como parte da política de diversidade, equidade e inclusão, o Grupo Sada — maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina — desenvolveu um programa para custear e prestar apoio jurídico a pessoas que se identificam como transgêneros ou travestis e que precisam realizar a retificação de nome e redesignação de gênero em seus documentos.

A iniciativa, denominada “Assinado, Eu”, será realizada a partir do mês de julho, para colaboradores do grupo. O lançamento do programa marcou a semana em que se celebra o dia do Orgulho LGBTQIA+, em 28 de junho.

A adesão ao programa é voluntária e destinada aos colaboradores com no mínimo seis meses de vínculo empregatício. Prestadores de serviço de empresas terceiras com contrato ativo há mais de um ano também podem participar. Antes de iniciar o processo, os interessados passam por um acolhimento inicial com as áreas de diversidade e saúde e bem-estar do grupo, para o suporte necessário para seguir com a retificação. 

A primeira colaboradora a aderir ao programa “Assinado, Eu” é a assistente de diretoria da Sempre Editora, Karoline Reis.  Aos 20 anos, e com o processo de transição iniciado há cerca de seis anos, ela deu início ao processo de retificação do nome.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“É muito gratificante poder contar com esse apoio, porque muitas empresas estão mais preocupadas com o marketing externo das iniciativas voltadas para a diversidade, do que com as nuances da presença de uma pessoa trans no ambiente corporativo. O melhor de todo o processo aqui no Grupo Sada foi o acolhimento que recebi desde o meu primeiro dia de trabalho. Toda pessoa quando se coloca no mundo precisa de algo que a valide para que possa existir”, conta. 

A primeira etapa do programa envolve a identificação de todos os documentos necessários para a retificação do nome na certidão de nascimento. Para dar mais celeridade ao processo, o Grupo Sada firmou parceria com o Sindicato dos Cartórios, para intermediar o acionamento das respectivas autarquias, uma vez que a retificação tem que ocorrer no local onde a pessoa foi registrada inicialmente. Após o envio dos documentos, o departamento jurídico irá acompanhar o progresso do processo e a empresa se responsabilizará pelo pagamento integral das taxas e emolumentos. 

“Esta iniciativa está em linha com o compromisso do Grupo Sada de promover a diversidade, a equidade e a inclusão. O nosso propósito é incentivar uma cultura inclusiva e um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor, que possa contribuir para o desenvolvimento do potencial de todos os nossos colaboradores”, frisa a vice-presidente do Grupo Sada, Daniela Medioli.

Embora os prazos para a conclusão do processo possam variar conforme a localização dos cartórios, a estimativa é que, em média, a retificação leve 30 dias. Após receber a Certidão de Inteiro Teor, com o prenome retificado e gênero redesignado, o colaborador pode realizar as alterações nos demais documentos junto aos órgãos competentes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas