Grupo Tonin inicia vendas pela web em MG
O Grupo Tonin, rede de supermercados do interior de São Paulo com atuação no Sudoeste de Minas Gerais, iniciou as operações de e-commerce nas seis lojas localizadas nas cidades de Guaxupé, Monte Santo de Minas e São Sebastião do Paraíso. A iniciativa, pioneira no varejo desses municípios, faz parte do processo de transformação digital da empresa, que vem fazendo investimentos contínuos na área desde 2017. Nas lojas paulistas, o serviço teve início em novembro do ano passado.
De acordo com a gerente de Mídia do grupo, Lilian Peres Tonin, a novidade vem tendo uma excelente aceitação pelos clientes, justamente pelo contexto da pandemia de Covid-19, uma vez que permite o mínimo de contato entre as pessoas.
“Em São Paulo iniciamos o serviço apenas com retirada dos produtos nas lojas, mas ao passo que as medidas de distanciamento social e fechamento das cidades foram aumentando, incluímos o serviço de entrega. Em Minas o processo está sendo semelhante, mesmo com o Estado, no momento, se encontrando na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente (que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas, desde que sejam seguidos alguns critérios, como distanciamento e limitação máxima de pessoas)”, explica.
A plataforma é de fácil utilização e o cliente pode optar pela retirada, escolhendo a loja, a data e o horário para buscar a mercadoria ou então receber em casa. Para quem optar por retirar na loja, a retirada dos produtos é simplificada e a comunicação visual indica de forma clara o que o cliente deve fazer para retirar suas compras, que estarão separadas e acondicionadas de acordo com as especificidades dos produtos, garantindo a qualidade dos mesmos, bem como seguindo todas as medidas preventivas à Covid-19.
Já para quem quiser receber em casa, a opção é por pagamento com cartão, diretamente no site, ou então escolher a opção de pagamento na entrega, que possibilita outras formas (dinheiro, cartão de débito, ticket alimentação), disponíveis também para retirada na loja.
Lilian Tonin ressalta que todo cliente que efetua sua compra on-line, automaticamente se cadastra no programa Cliente Fidelidade Tonin, que oferece promoções e descontos exclusivos, além da vantagem de comprar com preço de atacado no varejo, na compra em volume de produtos iguais nas cidades onde tem lojas cash & carry. Um grande diferencial da plataforma é a Inteligência Artificial, que oferece ao cliente sugestões de produtos de acordo com seus hábitos de compras.
“Já vínhamos trabalhando a evolução digital da empresa há três anos. Criamos um comitê para essa transformação visando aprimorar essa vertente e a pandemia acelerou esse processo”, comenta.
Por falar em pandemia, 2020 se apresentou como um ano de muitos desafios para a rede que conta atualmente com 18 lojas e 2,2 mil funcionários. Segundo a gerente, todo esse processo anterior permitiu que a empresa vencesse o ano, apesar das turbulências causadas pela crise sanitária.
O grupo apresentou crescimento dos negócios considerando o mesmo número de lojas. E agora, já começa a retomar os projetos de abertura de novos pontos de vendas. A previsão é de abertura de sete lojas no decorrer deste e do próximo exercício, sendo uma em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de São Sebastião do Paraíso. As demais serão implementadas em Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Jaboticabal, Bebedouro. Além disso, será construído mais um centro de distribuição (CD) em Jardinópolis para atender lojas de São Paulo.
O investimento médio por loja é de R$ 25 milhões aproximadamente. “A meta de longo prazo é chegar a 40 lojas em cinco anos sob um investimento global de R$ 500 milhões”, revelou.
Ouça a rádio de Minas